Feliz Dia das Mães

por Lindomar A. Leal publicado 08/05/2019 13h50, última modificação 08/05/2019 13h49

A Câmara Municipal de Alta Floresta tem a honra de homenagear todas a Mães especialmente as mães alta-florestenses pelo seu dia. Desejamos muita saúde e bênçãos, que continuem sendo exemplo de afeto, força e ternura, zelando sempre pelo Amor mais bonito que existe. Feliz Dia das Mães.

Dia das Mães - Todos nós sabemos e comemoramos o Dia das Mães, nas nem todo mundo sabe como foi instituído este dia. Então, vamos tentar explicar com a ajuda e as informações do mestre Cláudio Fernandes.

Desde 1914 o Dia das Mães é comemorado em todo segundo domingo do mês de maio. A história dessa data está relacionada com a figura de Anne Jarvis. A data é comemorada mundialmente e já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo.

Origem do Dia das Mães - Tudo começou quando Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Diante do sofrimento e da dor que sentiu com a morte da mãe, Anna decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.

Em 10 de maio de 1908, o grupo conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton. A repercussão do tema do culto logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, que definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.

Logo a repercussão da celebração oficial em âmbito estadual alastrou-se para outras regiões dos Estados Unidos e foi adotada também por outros governadores. Por fim, no ano de 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio. O importante a ser mencionado é que a decisão de Wilson foi tomada a partir de sugestão da própria Anna Jarvis, que ficou internacionalmente conhecida como patrona do Dia das Mães.

Dia das Mães no Brasil - No Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em outros lugares, houve também outros focos de comemoração de mesmo teor, geralmente associados a instituições religiosas. Mas foi somente em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que o Dia das Mães passou a ser celebrado segundo o molde dos Estados Unidos, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.

O Dia das Mães também é uma importante data para o comércio no Brasil, perdendo apenas para o Natal em vendas. A celebração está à frente do Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Páscoa. E neste domingo, dia 12 de maio, iremos celebrar o Dia das Mães, com perspectiva de boas vendas no comércio alta-florestense.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal

Dia das MãesB.jpg

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.