Presidente Emerson Machado recebe resposta de ofício cobrando UTI e Hemodiálise para Alta Floresta

O presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, Emerson Sais Machado (MDB), recebeu recentemente os ofícios nº 329 e 352 enviados pelo Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo, em resposta ao ofício nº 093/2019 protocolado em março deste ano solicitando do Governo de Mato Grosso celeridade nos procedimentos e ações em relação a implantação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a unidade de hemodiálise no Hospital Regional Albert Sabin de Alta Floresta.

O secretário Gilberto de Figueiredo também enviou parecer técnico da Coordenadoria de Atenção Especializada favorável a implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Alta Floresta, mas com ressalvas em relação a necessidade de regularização dos problemas estruturais do hospital, para que possa garantir as condições adequadas de atendimento à população da região do Alto Tapajós.

Sobre a implantação da Unidade de Hemodiálise, a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde manifestou que existe a necessidade de credenciamento/habilitação de um serviço de hemodiálise que atenda não só o município de Alta Floresta, mas toda região respeitando o princípio da regionalização. A região do Alto Tapajós é formada pelos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta, possui uma população de 121.525 habitantes, segundo estimativa do IBGE/TCU/2018-INCRA/2017).

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde conclui o relatório alertando que para a UTI Adulto ser credenciada pelo Ministério da Saúde é necessário primeiro concluir a obra e demais providências conforme estabelece a Portaria nº 895/GM/MS de 31 de março de 2017, bem como a regularização dos problemas nos outros setores do hospital para que se possa garantir as condições adequadas de atendimento à população.

Já sobre a unidade de hemodiálise, após mencionar a alta densidade tecnológica de uma unidade desse porte, a Secretaria de Estado de Saúde sugeriu uma parceria público privado, onde a iniciativa privada entraria com o aparato tecnológico e o estado seria parceiro no credenciamento/habilitação da unidade.

Após analisar as respostas e justificativas apresentadas pelo Governo do Estado, o presidente Emerson Machado reforçou as cobranças de celeridade principalmente para implantação da UTI alertando que a população precisa com urgência desses serviços de alta complexidade e reiterou a cobrança para a implantação da unidade de hemodiálise.