Vereadores cobram do Secretário de Estado de Saúde investimentos no Hospital Regional; UTI foi a principal cobrança

Vereadores acompanharam a visita técnica da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ao Hospital Regional Albert Sabin. Em reunião na Câmara Municipal os vereadores apresentaram as demandas e fizeram as cobranças.
Vereadores cobram do Secretário de Estado de Saúde investimentos no Hospital Regional; UTI foi a principal cobrança

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal

Reforma e ampliação do Hospital Regional Albert Sabin de Alta Floresta, além da implantação dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, Centro de Hemodiálise e Centro de Imagem. Essas foram as principais cobranças dos vereadores de Alta Floresta para a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante reunião realizada no Plenário Vereador Arnaldo Corcino da Rocha, na Câmara Municipal, na manhã de sexta-feira (23.08).

Os vereadores de Alta Floresta acompanharam a visita técnica ao Hospital Regional feita por deputados que integram a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT. Participaram da visita técnica os deputados Paulo Araújo (PP), presidente da comissão, Dr. Gimenez (PV), Dilmar Dal Bosco (DEM), Dr. Eugênio (PSB), Janaina Riva (MDB), Romoaldo Júnior (MDB) e Valdir Barranco (PT), além do secretário Gilberto Figueiredo.

Fundado em 1988, o Hospital Regional de Alta Floresta atende mais de 100 mil habitantes da região do Alto Tapajós. Além de Alta Floresta, fazem parte da região os municípios de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. O hospital atende também moradores da região do Teles Pires, do município de Peixoto de Azevedo e da região sul do estado do Pará.

A unidade presta serviços de saúde em diversas especialidades médicas e atende por mês cerca de quatro mil pacientes. Realiza atendimento de urgência e emergência, diagnóstico e terapia, maternidade, cirurgias eletivas, tratamento clínico geral e especializado. Os serviços oferecidos para atendimento de urgência e emergência são apoiados com estrutura de diagnóstico 24h em radiologia e patologia clínica.

O vereador Charles Miranda Medeiros (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal, defendeu mais investimentos na saúde em Alta Floresta principalmente a conclusão das obras e implantação dos leitos de UTI no Hospital Regional. Charles destacou o quanto esses investimentos são importantes para salvar vidas.

O vereador Dida Pires (Cidadania) pediu a construção de uma nova unidade hospitalar para melhorias no serviço de saúde e ampliação do número de atendimentos, além da contratação de uma UTI privada para atender a demanda de Alta Floresta e região.

Vereador Mendonça (PSC) cobrou a implantação da UTI no Hospital Regional. “A nossa prioridade é a UTI. Teve muitas reuniões que nos deixaram animados e com a esperança de que seria implantada a UTI, mas até agora só houve reuniões. O atendimento no hospital é bom, mas o que nós queremos são os leitos de UTI. Confiamos no legislativo estadual que esteve aqui em Alta Floresta”, disse.

Para o vereador Cidão (MDB) a implantação da UTI é de extrema necessidade, mas para que isso aconteça o empenho do Estado será fundamental para resolver os entraves que estão dificultando a instalação dos serviços no Hospital Regional.

O vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) aproveitou para cobrar a implantação de um Centro de Hemodiálise e a contratação de mais médicos especialistas para atender a população de Alta Floresta e da região. “Hoje nós temos mais de dez pessoas que fazem hemodiálise que tem que residir em Sinop ou na capital. Outra situação é falta de médicos especialistas para atender a população no hospital regional”, reivindicou.

Para o vereador Mequiel Zacarias (PT) a regularização dos repasses atrasados do Estado também é importante para que o município possa fazer os investimentos na saúde básica. Ele também pediu aos deputados que direcionem suas emendas para Alta Floresta e destacou a expectativa de conclusão da UTI. “Que nós realmente consigamos finalizar esse serviço da UTI, é uma demanda de toda a região e os munícipes já não aguentam mais promessas. Precisamos que isso realmente seja efetivado e que a gente consiga ofertar esse serviço para a população”, disse ao cobrar a ampliação dos atendimentos de ortopedia e das cirurgias básicas.

A vereadora Elisa Gomes Machado reforçou o pedido de emendas para Alta Floresta e a ampliação do Centro Cirúrgico, além da realização de um mutirão para cirurgias de ortopedia. “Esperamos respostas, acreditamos nelas e estaremos atentamente cobrando”, disse.

O vereador Marcos Roberto Menin, também enalteceu o quanto é importante para Alta Floresta e a região ter os 10 leitos de UTI funcionando. Ele também cobrou a ampliação do setor de enfermaria com a construção de mais leitos e anunciou que os Amigos do Hospital contam com R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) em caixa para auxiliar no custeio das obras, mas pediu a contrapartida do governo para que o projeto seja executado. Menin também pediu Centro de Hemodiálise e o Centro de Imagem. “O nosso hospital regional só vai ganhar com isso”, frisou.

A vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB) também participou da reunião, que também contou com a presença de secretários de saúde de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. Além de vereadores, do prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, e das prefeitas Beatriz de Fátima Sueck Lemes, de Nova Monte Verde, e Carmelinda Leal Martines, de Carlinda.

Para ver mais imagens da reunião acesse a Câmara Municipal de Alta Floresta no Flickr.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal