Vereadores participam do 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

O 3º Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola no extremo Norte de Mato Grosso realizado pela prefeitura de Alta Floresta nos dias 17 e 18 de outubro enalteceu a potencialidade do setor produtivo, sobretudo, o agronegócio, mas teve um olhar diferenciado para a agricultura familiar. O evento mostrou mais uma vez o potencial do setor produtivo e apresentou possibilidades de expansão agrícola da região. O encontro reuniu autoridades, produtores e estudantes de vários municípios da região.

Organizado pela secretaria municipal de Agricultura e Pecuária, o Encontro da Expansão da Fronteira Agrícola centralizou as apresentações e os debates no tema Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade do Agronegócio Regional.

Pelo terceiro ano o encontro aconteceu no pátio da Prefeitura de Alta Floresta e contou com palestras apresentadas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (SEAF-MT), Cooperativa Mista Ouro Verde (COMOV), Cooperativa dos Aquicultores do Portal da Amazônia de Alta Floresta (COOPERPAM), Empresta Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Instituto Mato-grossense de Agronomia e Agropecuária (IMEA).

Os vereadores participaram do evento e enalteceram a importância do encontro para Alta Floresta. A vereadora Cida Sicuto (PSDB) considerou o tema do evento muito propício ao momento vivenciado pela região que está em franco desenvolvimento no agronegócio, e destacou a atenção dada ao médio e pequeno produtor. “Acredito que a união de toda a região trará mais força para o desenvolvimento da fronteira agrícola”, disse.

O vereador Marcos Menin (DEM) parabenizou o prefeito e considerou o evento importante para o município principalmente por ter como foco a agricultura familiar. “Alta Floresta está em franco desenvolvimento na agricultura, mas o encontro foi voltado mais para a agricultura familiar, que é um dos pontos importantíssimo para a nossa região. Então, vi o tanto que nós temos de oportunidade para ajudar o povo de Alta Floresta”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal, Emerson Machado (MDB), destacou o potencial agrícola do município e a presença dos investidores do ramo do agronegócio, como por exemplo, as cinco concessionárias de máquinas agrícolas e a chegada de novos investidores como Atacado Machado, que está fazendo um grande investimento no município e a garantia de que a Havan irá se instalar no em Alta Floresta. Na visão do presidente, todos esses investidores e muitos outros que virão, estão sendo atraídos pela projeção de crescimento do município impulsionado pelo setor produtivo.

“Passamos por vários ciclos, teve o ciclo da madeira, do garimpo, a pecuária ainda é muito forte, agora a agricultura em larga expansão, então, isso é muito bom. Temos cinco concessionárias de tratores na cidade não é à toa, temos logística e estamos vendo Alta Floresta desenvolvendo através da agricultura e isso atrai novas empresas, como a construção do Atacado Machado e a Havan querendo vir para Alta Floresta. Parabéns ao prefeito pelo terceiro encontro da expansão agrícola”, disse Emerson Machado ao cobrou apoio para a agricultura familiar e para a piscicultura.

“Alta Floresta é a bola da vez porque vem crescendo aos olhos dos investidores e isso é muito bom. Tinha um sonho de ver a nossa cidade nessas condições e agradeço a Deus por fazer parte desse momento”, completou.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!