Símbolos Municipais

São figuras simbólicas, insígnias que representam a identidade do município, a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os seus costumes, tradições, arte e religião', enfim, é a representatividade de cada município aplicada em suas formas, peças, ornamentos e símbolos.

Tanto a Bandeira como o Brasão de Alta Floresta foram idealizados pelo heraldista e vexilólogo, Dr. Lauro Ribeiro Escobar (SP)

Brasão de ArmasO Brasão de Armas tem a seguinte interpretação:
  • O escudo ibérico era usado em Portugal à época do desenvolvimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria.
  • O leão rompante (de pé sobre as patas traseiras) de ouro é peça das armas da família Nunes, aludindo, no Brasão de Armas de Alta Floresta, ao vulto de Antônio Nunes Severo Gomes, pioneiro fundador (topógrafo) do povoado. É o leão, emblema heráldico de força, grandeza, coragem, magnanimidade e vigilância.
  • A flor de Liz é o símbolo de Nossa Senhora e lembra a Santíssima Padroeira de Alta Floresta, Nossa Senhora Aparecida.
  • O Contra-chefe (parte inferior do escudo) de ouro, refere-se às riquezas do solo ubérrimo (solo rico) de Alta Floresta, e as faixetas onduladas, aos cursos d’água, em especial os rios Teles Pires e Juruena. A cor blau (azul), designa justiça, formosura, doçura, nobreza, perseverança, firmeza incorruptível, glória, virtude, zelo e lealdade.
  • A coroa mural é o símbolo da emancipação política e, de prata, com oito torres, das quais unicamente cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades. As portas de sabre (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Alta Floresta.
  • Os ramos de cacaueiro, guaraná, cafeeiro e castanheiro-do-pará, atestam a fertilidade das terras generosas de Alta Floresta, de que são importantes produtos e apontam as lidas do campo como fator básico da economia municipal. g) No listel, o topônimo “ALTA FLORESTA” identifica o Município, a divisa “LABORI NIHIL RESISTET”, demonstra que não há obstáculos ao trabalho e a data “19/05/1976”, é a data considerada de fundação do povoado.
Bandeira do Município de Alta FlorestaAssim se descreve:

Retangular, de vermelho, tendo ao centro um triângulo de amarelo, carregado do Brasão de Armas.

O triângulo alude à situação geográfica do Município de Alta Floresta, constituindo emblema de igualdade e perfeição divina e as cores tem os seguintes significados: o VERMELHO é indicativo de audácia, coragem, valor, galhardia, intrepidez, nobreza conspícua, generosidade, honra, caridade e magnanimidade, predicados de Administradores e Munícipes que se desdobram em rasgos de valor, vencendo obstáculos, sem desfalecimento na luta constante pelo progresso do Município; o AMARELO, lembrando o solo ubérrimo (solo rico) de Alta Floresta, representa riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania e, pois, o que almejam os Munícipes para seu torrão natal, cuja prosperidade constroem com a força do trabalho diuturno e profícuo.

A Bandeira Municipal e o Brasão Municipal, no listel que traziam a frase em latim “LABORI NIHIL RESISTET”, sofreram modificação após 16 de maio de 1991, por força da Lei nº. 350/91, a qual alterou para o português, ficando, a partir desta data, assim: “NADA RESISTE AO TRABALHO”.