Alta Floresta comemora o Dia do Pioneiro

O processo de colonização de Alta Floresta teve início em abril de 1974, com a abertura da primeira estrada no meio da floresta amazônica. A equipe liderada pela Colonizadora Indeco de Ariosto da Riva chegou no dia 21 de abril de 1975 onde hoje é o Trevo São Cristóvão, principal entrada para o perímetro urbano de nossa cidade. Foi então, que a partir de 1976 que famílias migraram de várias regiões do Brasil, principalmente da Região Sul, para a colonização.

O município de Alta Floresta está localizado em uma região privilegiada. Hoje com 46 anos, se destaca por sua vocação no agronegócio, por ter um comércio gerando emprego e renda para a população e por ser referência educacional.

No dia 9 de outubro de 2007 foi sancionada a Lei Municipal nº 1.579/2007 que instituiu o Dia do Pioneiro. Desde então a data é comemorada anualmente sempre no dia 25 de novembro em homenagem ao aniversário do Colonizador Ariosto da Riva.

De acordo com a lei, são pioneiros desbravadores as pessoas que chegaram em Alta Floresta até o dia 18 de dezembro de 1979, data de emancipação do município. Quem chegou em Alta Floresta até o dia 31 de dezembro de 1986 são considerados pioneiros.

Para celebrar esta data tão importante para o nosso município, a Câmara Municipal de Vereadores preparou este vídeo institucional em homenagem aos homens e mulheres que acreditaram e investiram no projeto de colonização da nossa querida Alta Floresta.