Alunos do IFMT visitam Câmara Municipal e destacam importância da participação política dos jovens
Lindomar Leal
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Alta Floresta recebeu recentemente os estudantes das turmas A e B do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Alta Floresta. A visita técnica teve como objetivo aproximar os jovens do funcionamento do Poder Legislativo, permitindo que conhecessem de perto o trabalho administrativo da Casa, o papel dos vereadores e o processo de elaboração, discussão e aprovação de leis.
Acompanhados pelo professor Thiago Henrique Carvalho Silva, os alunos percorreram diversos setores da Câmara, conversaram com servidores e tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com os vereadores presentes, tirando dúvidas e conhecendo mais sobre o impacto das decisões legislativas na vida da população.
Para muitos estudantes, a visita representou o primeiro contato direto com o Legislativo. A aluna Rayane Ferreira Machado enfatizou a relevância da aproximação dos jovens com a política.
“Acho importante os jovens terem essa curiosidade para saberem em quem vão votar e também para fazer parte da política, porque a gente vive no mundo político. Os jovens participarem é algo que eu defendo muito”, disse.
A estudante Letícia da Silva de Souza reforçou a importância do conhecimento político para a formação cidadã e profissional.
“É uma experiência muito válida, porque aproxima os jovens da política e nos permite entender como funciona a administração da nossa cidade. Para nós, do curso de administração, isso é muito importante para discutirmos melhorias para a sociedade. Achei tudo muito interessante e válido”, frisou.
Para Brenda Evellyn de Lima de Oliveira a recepção na Casa de Leis foi um destaque.
“A visita foi esplêndida. Os vereadores são muito solidários, acompanharam muito bem nosso percurso e tiraram todas as dúvidas. Visitamos praticamente todos os lugares aqui da Câmara”, destacou.
Já a aluna Maria Eduarda Aparecida da Silva ressaltou o aprendizado sobre o processo legislativo e o atendimento das demandas da população.
“Foi uma experiência muito boa. Aprendemos muito sobre o Legislativo, sobre como são dirigidas as leis, como trabalham com as demandas e como podem atender a população, principalmente na área da saúde”, ressaltou.
O professor Thiago Henrique Carvalho Silva, responsável pela atividade, destacou o caráter didático e social da visita.
“O objetivo principal foi fazer com que os alunos compreendessem como a Câmara é importante dentro do Estado e como reflete no dia a dia do cidadão. Eles saíram satisfeitos, compreendendo melhor o dinamismo da Casa de Leis e observando como suas decisões impactam a sociedade”, afirmou.
Os vereadores presentes parabenizaram o IFMT pela ação e destacaram o papel da juventude na construção de uma sociedade mais consciente e participativa.
O vereador Professor Nilson enfatizou o valor educativo da atividade.
“Muito importante essa visita dos jovens do IFMT, conduzida pelo professor Thiago. Eles vieram conhecer o Legislativo, ouviram os vereadores e aprenderam sobre os poderes e a importância da Câmara dentro do município. Parabenizo o IFMT por incentivar projetos que aproximam os jovens da comunidade e que formam futuros líderes para Alta Floresta”, disse.
Para o vereador Darlan Carvalho, iniciativas como essa fortalecem a participação social.
“É muito importante a juventude estar inserida, conhecer como funciona a Casa de Leis e entender o papel do vereador e do Executivo. Parabenizo o professor Thiago e o IFMT pela iniciativa. Esperamos que outras escolas também tragam seus estudantes para conhecer esse processo tão bonito que é o Legislativo”, ressaltou.
O vereador Chicão Motocross reforçou o convite para novas visitas, inclusive durante sessões ordinárias.
“É muito importante que os alunos saibam sobre os projetos de lei, as demandas da Câmara e o papel do vereador. Estão de parabéns pela iniciativa. Ficou até o convite para que voltem durante uma sessão, para acompanharem tudo nos mínimos detalhes”, destacou.