Câmara apoia Campanha Janeiro Roxo e participa de Pit Stop da conscientização

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

Para conscientizar a população em geral e as autoridades públicas sobre a importância do diagnóstico precoce e do enfrentamento ao preconceito contra a hanseníase, no Brasil, desde 2016, o mês de janeiro é dedicado à campanha Janeiro Roxo. Oficializada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa busca disseminar informações sobre os principais sinais, sintomas, tratamento e prevenção da doença.

Sempre muito presente e atuando nas causas de interesse da população, a Câmara de Vereadores de Alta Floresta participou na manhã do dia 31 de janeiro, quarta-feira, juntamente com o Centro de Atendimento de Hanseníase, de um Pit Stop, no semáforo da Avenida Ariosto da Riva, em frente ao Poder Legislativo.

Durante a ação, vereadores e servidores distribuíram panfletos com informações sobre os sinais e sintomas da doença e aproveitaram para alertar sobre a importância de ficar atento aos sinais.

Em 2020, a Câmara de Vereadores aprovou a Lei 2.575/2020 que criou a Semana Municipal de Combate a Hanseníase, celebra anualmente sempre na última semana do mês de janeiro, e o Dia Municipal comemorado no dia 31 de janeiro.

Como forma de ampliar as ações, além dos panfletos a Câmara de Vereadores confeccionou cartazes, um outdoor e banners para serem distribuídos nas unidades de saúde e nas escolas do município.

A enfermeira Letícia Vitto, coordenadora do Centro de Atendimento de Hanseníase, explica que a hanseníase é uma doença de um alto poder incapacitante, por isso, é importante iniciar o tratamento no estágio inicial.

“O quanto antes iniciar o tratamento, a gente vai ter mais sucesso, menos chance de efeitos colaterais, menos chance dessa pessoa ter sequelas em relação à hanseníase, porque a hanseníase é uma doença dermatoneurológica, que afeta a pele e nervos periféricos. Então, por afetar os nervos, pode causar perda de força muscular, atrofia, mão caída, pé caída, mão em garra. Então, a gente precisa ter esse diagnóstico precoce para um tratamento de qualidade”, ressalta.

Inaugurado recentemente, após uma parceria firmada entre Prefeitura, Rotary Club e Ministério Público do Trabalho, o Centro de Atendimento de Hanseníase conta com médico hansenologista, enfermeira, fisioterapeuta, auxiliar administrativo, técnico de enfermagem e motorista, e disponibiliza atendimentos, como fisioterapia, analgesia, confecção de palmilhas, para que o paciente tenha um tratamento de qualidade.

“Alta Floresta conta com uma estrutura bem equipada, com equipamentos modernos, que vão suprir a necessidade do profissional para estar atendendo aquela pessoa que necessita. Então, todo mundo é especializado com equipamentos novos, modernos, graças à parceria do Rotry Club Centro, a Mohan, que é a associação das pessoas atingidas pela hanseníase, junto com o Ministério do Trabalho, que, através de projetos, nos concedeu uma verba que compramos esses equipamentos. É muito importante todo mundo estar envolvido, os vereadores, a população, o comércio, porque está todo mundo sujeito a pegar a doença. Então, essa parceria com a Câmara dos Vereadores de Alta Floresta foi muito importante”, destacou o fisioterapeuta André de Brito.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Oslen Dias dos Santos (Tuti) a conscientização é muito importante.

“A Câmara tem a obrigação e a dedicação de divulgar, fazer a campanha, mostrar que tem cura. Temos em Alta Floresta um dos melhores centros de tratamento de Mato Grosso, então, isso é importante. A Câmara tem mais que obrigação de ajudar, de apoiar, fazer a parte dela. E é isso que nós estamos fazendo aqui hoje, nesse pit-stop, entregando o material, confeccionado em parceria com a Câmara, apoiando essa causa, que é uma casa nobre, e sabendo que tem cura”, ressaltou o presidente Tuti.

O vereador Francisco Ailton dos Santos destacou a parceria para a conscientização da população.

“É uma parceria muito importante no mês de conscientização de combate à hanseníase, mas os cuidados contra a hanseníase devem ser todos os dias. Então, é importante essa conscientização para que as pessoas que sentirem algum sintoma procurem o centro de hanseníase, que fica no fundo da Praça Cívica”, disse.

O vereador Douglas Pereira Teixeira de Carvalho também recomendou que as pessoas procurem atendimento ao perceberem qualquer sinal ou sintoma da doença.

“Gostaria de pedir para toda a população procurar um profissional da saúde, procure o seu posto, a sua unidade de saúde, para que possa fazer o seu exame rápido e possa verificar se realmente a pessoa tem essa doença, porque é importante essa conscientização e a pessoa que tiver qualquer diagnóstico dessa doença para que ela possa fazer o seu tratamento”, disse.