Câmara aprecia 11 matérias na sessão ordinária desta segunda (25)

por Lindomar Leal — publicado 25/08/2025 08h06, última modificação 25/08/2025 08h06
Entre as matérias que serão deliberadas pelo soberano plenário estão dois projetos de lei, quatro requerimentos todos voltados para a área da saúde, quatro moções de congratulações e uma indicação
Câmara aprecia 11 matérias na sessão ordinária desta segunda (25)

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Lindomar Leal

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal de Alta Floresta realiza nesta segunda-feira (25), durante sessão ordinária, a votação de uma pauta variada com 11 itens na Ordem do Dia. Entre os destaques está o Projeto de Lei nº 025/2025, que propõe a criação do Programa Municipal de Apoio e Incentivo à Construção e Revitalização de Calçadas e Passeios Públicos. A matéria, de autoria do vereador Silvino Carlos Pires Pereira (Dida Pires), visa fomentar a acessibilidade e mobilidade urbana no município.

Outro projeto de lei na pauta é o de número 027/2025, de autoria conjunta dos vereadores Darlan Trindade, Douglas Pereira, Francisco Ramos e Nilson Pereira. A proposta altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 1.865/2010, que trata do Dia Municipal da Marcha para Jesus. Também com pareceres favoráveis, será votado em turno único.

A sessão também será marcada pela apresentação de quatro requerimentos assinados pelos vereadores Reginaldo Luiz da Silva (Naldo da Pista) e Leonice Klaus dos Santos, todos voltados à fiscalização e transparência dos serviços de saúde no município.

O Requerimento nº 100/2025 solicita ao secretário municipal de Saúde, Marcelo de Alécio Costa, informações detalhadas sobre as emendas parlamentares destinadas à área da saúde em 2025, incluindo origem, valores e aplicação dos recursos.

Já o Requerimento nº 101/2025 trata do mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado na UPA em junho deste ano. Os parlamentares cobram dados sobre quantidade de procedimentos, custos, origem dos recursos, além da existência de convênios com municípios vizinhos, como Paranaíta.

Esse convênio também é tema do Requerimento nº 102/2025, que solicita detalhes sobre a parceria entre Alta Floresta e Paranaíta para realização de cirurgias e exames, incluindo valores investidos e número de atendimentos realizados.

Por fim, o Requerimento nº 103/2025 trata da regulação de pacientes do SUS no município, com foco na fila de espera por cirurgias e exames. Os vereadores pedem informações sobre o tempo médio de espera, número de pacientes aguardando e eventuais ações previstas para reduzir essa demanda reprimida.

A pauta da sessão inclui ainda quatro moções de congratulação. A vereadora Elisa Gomes Machado presta homenagem ao Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), destacando sua contribuição artística e social. O vereador Darli Luciano da Silva apresenta duas moções: uma a Daiana Figueiredo e outra ao advogado Dr. Luis Augusto Cuissi, pelos 15 anos de atuação de seu escritório. Já o vereador Francisco Ramos homenageia o empresário Adenilson Aparecido Tristão.

Fechando a pauta, a Indicação nº 443/2025, do vereador Adelson da Silva Rezende, propõe que a Prefeitura adquira um terreno próximo à Escola Municipal Laura Vicuña, para construção de um estacionamento destinado à comunidade escolar.

A sessão tem início previsto para as 9h e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal.

registrado em: