Câmara aprova Moção de Repúdio contra a Energisa

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa - Arquivo

A Câmara de Vereadores de Alta Floresta aprovou por maioria absoluta de votos, na sessão ordinária de terça-feira (07.03), a moção de repúdio contra a Concessionária ENERGISA, em função da má qualidade dos serviços prestados, do descaso, falta de respeito e de compromisso com a população.

De autoria da Câmara Municipal, a Moção de Repúdio destaca as falhas na prestação dos serviços de energia elétrica pela Concessionária Energisa, e o descaso para solucionar os problemas e as demandas apresentadas pela população, especialmente dos clientes localizados na zona rural.

Entre as inúmeras reclamações dos clientes que residem na zona rural, a Câmara de Vereadores destaca a retirada seletiva de partes da vegetação que interfere nas linhas de distribuição, por ser uma das principais causas de interrupção de fornecimento de energia elétrica.

A moção de repúdio ressalta como essencial o gerenciamento na manutenção do corte eficaz da vegetação ao redor das linhas de distribuição de energia elétrica para a preservação da segurança pública e continuidade da prestação de serviços da concessionária nas áreas de sua abrangência, e observa que o período das chuvas é agravado com a suspensão do fornecimento de energia em razão da queda de árvores e galhos nas linhas de distribuição.

Entretanto, conforme a moção, a demora para realizar os reparos para o restabelecimento do fornecimento da energia tem ultrapassado o bom senso, prejudicando demasiadamente os clientes da zona rural, seja nos equipamentos instalados em áreas residências ou na atividade agropecuárias.

“Não poderíamos deixar de apresentar a moção de repúdio contra a concessionária ENERGISA S/A, pelo desrespeito aos clientes e usuários a ponto de fazê-los passarem por inúmeros transtornos sem que ocorra uma contrapartida efetiva da concessionária.”

"Nós vereadores estamos aqui para representar o povo", disse o vereador Naldo da Pista, proponente da moção.

A vereadora Leonice Klaus criticou o atendimento.  “Pude acompanhar as árvores tocando na rede de alta tensão, a população procura a Energisa porque depende de eles fazerem a poda das árvores, mas eles falam que é serviço da Secretaria de Meio Ambiente. Então, a dificuldade é muito grande”, disse.

O vereador Claudinei de Jesus criticou a prestação de serviço da concessionária. "É uma porcaria de serviço que é prestado para a comunidade, leva o nosso consumidor na conversa com uma energia de péssima qualidade. Já está tarde, devemos tomar uma decisão mais drástica principalmente referente a judicializar esse serviço de concessão", sugeriu.

O vereador Luciano disse que a AGER deverá receber repúdio porque não está fazendo o papel de órgão fiscalizador porque todas as concessionárias que prestação serviços em Alta Floresta estão com problemas. "Concessionária de Energia, de Água e de Estradas com problema, o repúdio vai ter que ser para a AGER porque todas as concessionárias têm problemas, acho que tem algo que precisa ser revisto. A moção de repúdio é o pontapé inicial, tem que ser feito algo muito maior do que isso. Está na hora do governo municipal, do governo estadual e do governo federal tomar uma atitude com relação a essas concessionárias, ou prestam serviço de qualidade ou pede para sair", disse.