Câmara aprova Moção de Repúdio para a Viação Novo Horizonte

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta aprovou na sessão ordinária do dia 28 de fevereiro a Moção de Repúdio para a empresa Viação Novo Horizonte pela prestação de serviço inadequado. A moção expressa também a insatisfação da Câmara após manifestação de usuários pela forma com que a empresa presta o serviço Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso (STCRIP/MT). Além do descumprimento das condições de pontualidade, eficiência, segurança, conforto, higiene, precariedade dos veículos automotores atuais, e total falta de respeito e compromisso com a população.

“É com grande insatisfação e desagrado que apresentamos esse repúdio pelo descaso que a referida empresa tem apresentado aos usuários que precisam contar com os veículos que nem sempre cumprem seus horários. Assim repudiamos o descaso em que a empresa vem conduzindo a pontualidade dos horários disponíveis de transporte para o município, principalmente no horário de chegada aos destinos à capital do estado e retorno ao município de Alta Floresta, obrigando a população a reagendar compromissos em razão da impontualidade nos horários previamente estabelecidos de chegada”, destaca a Moção da Câmara.

A Moção de Repúdio relata ainda que à empresa Novo Horizonte vem tolhendo direitos dos usuários no que concerne as condições que asseguram, na forma da regulamentação dos serviços, o bem-estar e comodidade nos veículos, nos pontos de parada, nos terminais, nos pontos de embarque ou desembarque, dentre outros, obrigando os usuários a se deslocarem em veículos diferentes daqueles contratados quando da aquisição das passagens, bem como nos casos de substituição de veículos danificados, onde os usuários permanecer em locais diversos dos pontos de parada, dos terminais, dos pontos de embarque ou desembarque por horas, aguardando a substituição do veículo sem acesso a banheiros ou devido conforto.

“Desta forma, não poderíamos deixar de apresentar a presente Moção de Repúdio à empresa Novo Horizonte Ltda, pois além de não cumprir com os horários, tem oferecido um transporte coletivo de qualidade duvidosa, bem como tem desrespeitado os usuários a ponto de fazê-lo passar por inúmeros transtornos”, ressalta.

A vereadora Ilmarli Teixeira (PT), proponente da moção, parabenizou a Câmara pela aprovação da moção e destacou a importância de acompanhar o termo de concessão, inclusive, visitar o Terminal Rodoviário para verificar as condições do serviço. "É inadmissível nós termos determinadas empresas que prestam determinados tipos de serviços, inclusive, com preço que não é muito acessível, porque uma passagem está em torno de R$ 230,00. Então, na oportunidade que eu fiz a denúncia com relação a empresa Novo Horizonte junto com o vereador Claudinei e os demais vereadores, quero parabenizá-los por esta ação de uma moção e com certeza nós teremos em pouco tempo serviços diferenciados, esse é o nosso papel", disse.

A vereador Leonice Klaus dos Santos (PDT) também relatou situações difíceis vividas pelos passageiros de Alta Floresta, inclusive, ela teve seus pertences molhados em uma das viagens que fez para Cuiabá em um ônibus da empresa Novo Horizonte. "Dentro do ônibus eles venderam passagem a mais e passageiro foi em pé, parabéns aos vereadores", disse.

O vereador Claudinei de Jesus (MDB) também criticou a empresa pelo péssimo serviço prestado aos usuários e pediu que a moção de repúdio seja encaminhada para a AGER-MT e para a ANTT. "Infelizmente a empresa que tem a concessão de Alta Floresta a Cuiabá e vem tratando seus usuários com muito descaso", criticou.

O vereador Marcos Menin (MDB) destacou que a empresa iniciou as atividades em Alta Floresta com todos os ônibus novos e com o preço 30% mais barato na passagem em relação ao valor cobrado atualmente. Menin cobrou melhorias na prestação do serviço. "Hoje se inverteu tudo, estamos com os ônibus sucateados e com aumento abusivo. Isso é para pedir melhorias para quem usa a empresa", disse.