Câmara aprova Projeto de Lei do vereador Pitoco e Rua Cristalino passa se chamar Rua Pioneiro Dirceu dos Santo Souza no bairro Boa Vista

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Derci Paulo Trevisan foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira

A Rua Cristalino, no bairro Boa Vista em Alta Floresta, passa a se chamar Rua Pioneiro Dirceu dos Santos Souza graças a aprovação do Projeto de Lei 022/2022 apresentado pelo vereador Derci Paulo Trevisan – Pitoco (PSDB), como forma de eternizar a contribuição dada pelo pioneiro ao município de Alta Floresta.

A Rua Pioneiro Dirceu dos Santos Souza começa na Perimetral Industrial e término na 1ª Vicinal Leste - Rodovia MT-325. O projeto de lei deu nova denominação a antiga Rua Cristalino seguindo todos os critérios previstos na legislação municipal vigente, tendo em vista que as denominações das ruas foram dadas pelo loteador no processo de elaboração e aprovação do então projeto de moradia.

O projeto de lei ainda prevê que as demais vias, logradouros ou espaços públicos poderão receber outra denominação, através de nova propositura de lei.

Já a instalação de placas logradouro, em pontos apropriados, com a respectiva nomenclatura dada pela nova lei e a comunicação oficial da referida denominação aos órgãos dos Correios, concessionárias de energia, água, telefonia, internet e outros necessários, são de responsabilidade do Executivo Municipal.

O Projeto de Lei aprovado pelos vereadores oficializa também as denominações dadas pelo loteador no processo de elaboração e aprovação do então projeto de moradia, preservando-se os nomes das pessoas homenageadas e facultando ao Executivo anexar à nova Lei os dados biográficos delas, com exceção, para as demais vias cuja denominação não se refere a nomes de pessoas, e que poderão receber outra denominação, através de nova propositura de lei.

“A denominação de “Rua Pioneiro Dirceu dos Santos Souza” é uma das formas de render homenagens e reverenciar a memória de uma ilustre pessoa que, juntamente com seus familiares, acreditaram no projeto de Alta Floresta e participaram ativamente no seu processo de desenvolvimento”, destacou o vereador Pitoco.

O pioneiro desbravador Dirceu dos Santos Souza, o “Dirceu Paulista” como era conhecido, ou também o “Dirceu do Açougue Paulista”, mudou-se para Alta Floresta com seus pais e irmãos no ano de 1.977.

Ao lado dos irmãos Milton e João Carlos, o Pioneiro Dirceu Paulista foi precursor no ramo de açougue com qualidade e excelência nos produtos comercializados (carnes e embutidos), inclusive com destaque para a famosíssima mortadela de fabricação própria, a “Mortadela Paulista”.

Dirceu faleceu no dia 4 de junho de 2008, aos 53 anos, deixando quatro filhos.

No processo de colonização de Alta Floresta, nos anos de 1976 e 1977, Dirceu dos Santos Souza residiu na Fazenda Pontal da Indeco, período em que forneceu leite para a colonizadora e, consequentemente, para as inúmeras famílias que ali chegavam, principalmente da região do sul do país, e de princípio trabalhavam naquela localidade.

O Projeto de Lei foi aprovado com duas emendas apresentadas pelos vereadores Claudinei de Jesus, Adelson da Silva Rezende e José Vaz Neto, também com o objetivo de dar nova denominações a outras ruas como forma de homenagear ex-servidores públicos já falecidos, entre eles Adilson Antônio de Araujo (que passa ser a denominação da antiga Rua Tapajós), Agnaldo Borges Ferreira (nova denominação da antiga Rua Taxidermista), Angelino Barbosa Ferreira (nova denominação da antiga Rua Rio Madeira), Eder Vilasante (nova denominação da antiga Rua Araguaia), Guido Benovit (nova denominação da antiga Rua Juruena) e Iolanda da Cunha Schimaida (como nova denominação da antiga Rua Solimões).