Câmara aprova projeto de lei que torna Mutirão de limpeza do rio Teles Pires evento oficial

A Câmara Municipal de Alta Floresta aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (26.11) o Projeto de Lei nº 024/2019 que reconhece e oficializa o Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires como evento de caráter tradicional, ambiental, cultural e popular do calendário oficial de datas e eventos do município. Agora o projeto segue para sansão do prefeito Asiel Bezerra.

De autoria dos vereadores Tuti (PSDB), Cida Sicuto (PSDB), Dr. Charles (PSD), Demilson Brilho Joias (PSDB), Elisa Gomes Machado (PDT), Emerson Machado (MDB), Cidão Boa Nova (MDB), Luiz Carlos de Queiroz (MDB), Marcos Menin (DEM), Mequiel Zacarias Ferreira (PT), Lau (PSD), Dida Pires (Cidadania) e Mendonça (PSC), o projeto visa principalmente incentivar a preservação do Rio Teles Pires.

Conforme a lei, o evento será organizado e realizado anualmente entre os meses de outubro e dezembro, através de trabalho voluntário organizado e poderá contar com o apoio de órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade em geral.

Este ano a 9ª edição do Mutirão de Limpeza retirou do Rio Teles Pires e suas margens mais de 40 toneladas de lixo em quase trinta dias de trabalho realizada numa extensão de aproximadamente 170 quilômetros entre a ponte da MT-320 no município de Carlinda até a balsa do cajueiro no município de Paranaíta.

Mutirão

O mutirão de limpeza do Rio Teles Pires começou em 2011 quando o ribeirinho João Rodrigues, popular Bisteca, morador e proprietário de uma flutuante na região do Porto de Areia, idealizou uma ambiciosa e importante ação de conscientização. Naquela época foram retirados do rio e suas margens, pneus, fogões, geladeiras, camas, colchões, coletes salva vidas velhos, garrafas pets, cadeiras, vidros, latas em geral, tecidos, poliestireno (isopor), papelão, grelhas, calçados, sacolas plásticas, varas de pesca industrial entre outros materiais descartados de forma totalmente inadequadas.

O Rio Teles Pires

Com uma extensão de 1.457 quilômetros, o Rio Teles Pires banha os estados de Mato Grosso e Pará, e tem em sua bacia uma intensa atividade agropecuária distribuída em praticamente toda a sua extensão, abrangendo alguns dos municípios com maior produção de grãos do Brasil. Tem como afluentes pela margem direita os rios: Caiapó, Tabatinga, Parado, Peixoto de Azevedo e Cururu-Açú; e pela margem esquerda os rios: Verde, Paranaíba, Apiacás e Santa Rosa.

Conta, em seu curso, com o Complexo Hidrelétrico Teles Pires, formado por 6 usinas: UHE São Manoel (700 MW), UHE Teles Pires (1820 MW), Usina Hidrelétrica de Colíder (300 MW), UHE Sinop (401 MW), UHE Magessi (53 MW, planejada) e UHE Foz do Apiacás, no rio Apiacás, seu principal afluente (275 MW, planejada).

O Rio Teles Pires também é o principal atrativo dos turistas que gostaram da pesca esportiva. Em suas águas, o maior rio da região, possui diversas espécies de peixes: jaú, pintado, matrinchã, piraíba e pirarara.

Entre os principais municípios drenados pelo rio Teles Pires estão Sinop, Colíder, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Itaúba, Matupá, Carlinda e Paranaíta, além do município de Jacareacanga, no Pará.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!