Câmara concede Comenda Colonizador Ariosto da Riva

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

Lindomar Leal

Em ato memorável, a Câmara de Vereadores de Alta Floresta realizou na noite de sexta-feira (05), no Teatro Agostinho Bizinoto, no Centro Cultural e de Eventos Helena a Sessão Solene para entrega da Comenda Colonizador Ariosto da Riva. A honraria foi instituída pela Resolução nº 219, de 17 de outubro de 2023, e regulamentada pelo Decreto Legislativo nº 525/2024.

Foram homenageadas as seguintes personalidades;

• Osvaldo Saragosa Rossi, por indicação do vereador Adelson da Silva Rezende;
  • Octacílio Julião da Silva, por indicação do vereador Bernardo Patrício dos Santos;
  • Ércio Luedke, por indicação do vereador Claudinei de Souza Jesus;
  • Milton dos Santos Souza, por indicação do vereador Derci Paulo Trevisan;
  • Amarildo Barbosa Marques, por indicação do vereador Douglas Pereira Teixeira de Carvalho;
  • Ivani Miriam Barros da Silva Daparé, por indicação do vereador Francisco Ailton dos Santos;
  • Nilson James de Freitas, por indicação do vereador José Vaz Neto;
  • João Lopes de Araujo, por indicação da vereadora Leonice Klaus dos Santos;
  • Eliete Tereza Franchini Fouto, por indicação do vereador Manoel Feliciano Pereira Neto;
  • Jayme Veríssimo de Campos, por indicação do vereador Marcos Roberto Menin;
  • Wilson Sierra, por indicação do vereador Oslen Dias dos Santos; e

Terezinha Matias Alves, por indicação do vereador Reginaldo Luiz da Silva (Naldo).

A Comenda Colonizador Ariosto da Riva é destinada a homenagear, como reconhecimento do Poder Legislativo Municipal, os pioneiros de Alta Floresta, personalidades, autoridades, pessoas físicas e jurídicas merecedoras da distinção, pela destacada atuação em sua respectiva área de atividade, tendo contribuído, direta ou indiretamente, para o fortalecimento e desenvolvimento do município de Alta Floresta.

De acordo com a Resolução 219/2023, a honraria será concedida, igualmente, a brasileiros e ou estrangeiros, que tenham atuado de forma destacada para a consolidação e o desenvolvimento das relações do município de Alta Floresta. A Comenda também poderá ser conferida às organizações, pela prática das atividades que as credenciam.

Cada vereador terá direito a duas indicações por legislatura. As indicações serão submetidas ao Plenário da Câmara, mediante Projeto de Decreto Legislativo, que deverá ser acompanhado de justificativa e histórico que evidencie o mérito daquele que se pretende homenagear, subscrito por, no mínimo, um terço dos membros da Câmara Municipal e aprovado pelo Plenário por maioria qualificada de dois terços.

Conforme a Resolução 219/2023, a Comenda poderá ser póstuma, a qual será entregue ao cônjuge, familiar ou pessoas devidamente designadas pela família.

A Comenda

A Comenda Colonizador Ariosto da Riva consiste em uma medalha com formato circular, confeccionada em metal dourado. exibe em alto relevo o perfil de Ariosto da Riva, também conhecido como O Pioneiro, no centro do escudo. Na borda da medalha estão gravados os seguintes dizeres: Comenda Colonizador Ariosto da Riva na parte superior e O pioneiro na parte inferior. A ornamentação ao redor da borda tem um efeito artístico que evoca a iluminação que cerca a memória do herói homenageado.

A mealha é suspensa por uma fita de tecido verde simbolizando a floresta amazônica. Sobreposta à fita, há duas ondas azuis, que fazem alusão ao rio teles pires. Entre esses elementos, estão representadas castanheiras, simbolizando a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, tudo em referência ao pioneirismo do empreendedor Ariosto da Riva e à fundação do município de Alta Floresta. Além disso, a fita traz a inscrição Câmara Municipal de Alta Floresta/MT.

O elemento que conectará a medalha à fita de tecido tem formato retangular, e foi confeccionado em metal dourado, apresenta a imagem de uma castanheira juntamente com a inscrição Alta Floresta/MT na parte inferior.