Câmara declara arara-canindé ave símbolo de Alta Floresta

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

A Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta aprovou por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 15 de agosto, terça-feira, o Projeto de Lei 049/2023, de autoria do vereador José Vaz Neto – Eskiva (PL), declarando como ave símbolo do município a arara-canindé. O projeto de lei foi encaminhado para sansão do prefeito e passará a vigorar após publicação da lei.

O PL define que a origem da ave símbolo, respectivas características e hábitos, poderão ser divulgadas pelo Poder Executivo Municipal em impressos oficiais, materiais didáticos e outros meios de comunicação visual.

Pelo projeto de lei, o dia 5 será o dia de comemoração anual - “Dia da Ave”, instituído pelos Decretos nº 63.234, de 12 de setembro de 1968 e nº 9.675, de 03 de outubro de 2002.

O vereador Eskiva destacou que a região de Alta Floresta pode ser chamada também de paraíso das aves, consolidando-se como a mais importante região para observação de aves do Brasil. São mais de 1.900 espécies identificadas no País, sendo que 600 estão na nossa região.

“Instituir a arara-canindé como ave símbolo do município de Alta Floresta objetiva marcar a participação de nosso Poder Legislativo na preservação de um pássaro que chama a atenção por suas cores espetaculares em sua plumagem e beleza exuberantes, encontrá-las na zona urbana é comum em Alta Floresta, elas são um espetáculo à parte, fazem seus ninhos a cada período nos troncos de palmeiras”, ressaltou o Vereador.