Câmara evidencia protagonismo do agricultor familiar

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta realizou na noite de quinta-feira, dia 11 de agosto, a abertura oficial da Semana Municipal da Agricultura Familiar em cumprimento com a Lei Municipal 2.568/2020 e evidenciou de forma inédita o protagonismo do agricultor familiar na economia local e nacional.

O evento contou com a presença do prefeito Valdemar Gamba, secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Marcelo Fernando Souza, secretária municipal de Educação, Lucineia Martins de Mattos, Eriberto Muller, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS), a vereadora Ilmarli Teixeira, os vereadores Oslen Dias dos Santos, o Tuti, presidente da Câmara Municipal, Bernardo Patrício dos Santos, Douglas Teixeira e Luciano Silva.

A Semana da Agricultura Familiar passa a ser um marco pelo movimento que tem como objetivo fomentar a atividade incentivando o agricultor familiar a se manter no campo criando condições, através de ações e políticas públicas, que contribuam principalmente para a comercialização dos produtos.

Eriberto Muller destacou a escolha de Alta Floresta para ser um dos quatro municípios a receber o projeto piloto do Sistema Integrado da Agricultura Familiar em Mato Grosso e considerou a reativação do CMDRSS importante para o processo de fortalecimento da agricultura familiar no município que contará com o Plano Municipal que está em fase de elaboração e será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

"Estamos criando um planejamento para se tornar um documento oficial para que essas ações sejam norteadoras das políticas públicas do município. É um plano para o fortalecimento da agricultura familiar", destacou o presidente do CMDRSS.

"Esse evento demonstra guinada na política adotada pela Secretaria de Agricultura bem como pela gestão de fortalecimento real da agricultura familiar e também é uma forma de prestigiá-los, de demonstrar a importância que o setor tem para a economia do município", destacou Marcelo Souza.

O presidente Tuti destacou o evento como forma de valorizar o agricultor familiar. "É com imensa alegria que pela primeira vez a Câmara Municipal encampa esse grande projeto e estamos criando a semana da agricultura familiar junto com a secretaria de agricultura e com a prefeitura para valorizar o agricultor familiar que ajuda na nossa economia", disse.

A vereadora Ilmarli Teixeira defendeu a criação de políticas públicas que valorizem a agricultura familiar e ressaltou que vai continuar cobrando ações do poder público. "É o início de um trabalho que nós iremos dar continuidade e a primeira Feira da Agricultura Familiar tem um marco de referência que ficará no nosso calendário e é um dos elementos que nós daremos continuidade junto a prefeitura, à secretaria de agricultura e outros parceiros a exemplo do conselho que foi reativado e é um elemento fundamental e assim, através da secretaria municipal de agricultura fortalecermos de fato e criar uma política permanente no município", frisou.

O prefeito Valdemar Gamba destacou em entrevista para a TV Câmara que recebeu a gestão com aproximadamente 20% dos alimentos da merenda escolar sendo adquirido da Agricultura Familiar e hoje a compra é de 32%, mas a intenção da gestão é ampliar a compra. "Queremos comprar mais porque esse é um mercado garantido para o agricultor familiar. É importante o interesse da sociedade, de várias entidades para fomentar a agricultura familiar porque esses recursos são gastos no município e devemos fomentar esta atividade para que o agricultor permaneça no campo", disse o prefeito ao ressaltar o empenho da gestão em garantir a assistência técnica e apoio para a comercialização da produção.