Câmara homenageia pioneiro desbravador com Moção de Congratulações

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta homenageou na Sessão Ordinária do dia 27 de setembro, terça-feira, o Pioneiro Desbravador Topógrafo Israel Antonio Milanez, com a Moção de Congratulações aprovada por unanimidade e assinada por todos os vereadores em razão da excelente e fúlgida contribuição social prestada ao município de Alta Floresta e região.

Veja a íntegra da moção.

Na década de 70 Israel Antonio Milanez teve a oportunidade de conhecer o senhor Ludovico da Riva quando ainda residia na cidade de Campo Grande (MS), onde tinha uma empresa de topografia. Alta Floresta estava iniciando e havia a necessidade ter um topógrafo experiente naquele momento. Então o Senhor Ludovico da Riva o convidou a vir à recém-criada Alta Floresta para que ele pudesse executar um trabalho e conhecer a região. Foi o primeiro contato com a região e com senhor Ariosto da Riva, onde logo um laço se estabeleceu. Voltou mais vezes para realizar outros trabalhos a convite do senhor Ludovico e senhor Ariosto da Riva, consolidando uma amizade e respeito mútuos.

O então recém-casado e experiente agrimensor propôs a sua companheira senhor Rita Marcia Peixoto Milanez que se mudassem para esta cidade e assim o fizeram no ano de 1980. A Senhora Rita começou o trabalho como professora na então Escola Vitoria Furlani da Riva neste mesmo ano e o senhor Israel começou a executar trabalhos de topografia juntamente com o topógrafo Severo, sendo um destes trabalhos o levantamento planialtimétrico onde hoje se encontra a Usina de Apiacás. Os desafios eram muitos naquele começo de colonização, mas, foram enfrentados de inspiração para o enfrentamento do que fosse necessário. Por três anos trabalhou com senhor Severo e a partir de 1983, por determinação da INDECO passou a ser responsável por todo trabalho topográfico na região de Alta Floresta e Paranaíta.

Os trabalhos consistiam em demarcação de terras e aberturas de picadas na floresta virgem o que proporcionou muitas aventuras e enfrentamento de perigos inimagináveis pelos que chegam hoje em nossa região. Somente em ordens de serviços assinadas pelo senhor Ariosto da Riva, estão registrados por volta de 9.000 km de picadas e estradas demarcadas. No ano de 1986 com o auxílio de seu irmão Adelson Milanez que estava em visita a Alta Floresta foi demarcado o rumo da avenida principal (era tudo floresta) onde hoje e a cidade de Carlinda.

Também foi pioneiro em trazer tecnologia para os trabalhos de topografia como o uso do primeiro GPS (aparelho de navegação) nos levantamentos em campo bem como a informatização com o uso de softwares para elaboração de mapas, desenhos e cartas topográficas de forma digital.

Foram anos de muito aprendizado e estreitamento na amizade com senhor Ariosto e senhor Ludovico da Riva. Naquela época as condições de vida eram bastante duras para os que primeiros aqui chegaram. Falta de energia, barro na chuvarada e muita poeira e fumaça na seca, mas, com determinação o senhor Israel e sua companheira, Senhora Rita enfrentaram os desafios e com a chegada dos filhos Denise e João Gilberto as responsabilidades aumentaram. Com muito trabalho duro a prosperidade também chegava.

No ano de 1984 o senhor Israel deu início a construção do primeiro edifício na cidade, localizado na Avenida do Aeroporto. Um prédio de 4 andares que recebeu o nome de edifício Milanez que existe até hoje. Certamente o senhor Israel plantou sementes neste chão e com o tempo colheu seus frutos.

Com o tempo, os filhos foram morar em outras cidades e a chegada dos netos Mariana, Waide e João Lucas trouxeram também o desejo de conviver mais de perto com os filhos e netos. Uma história assim não se apaga com o tempo e mesmo estando distante; Alta Floresta estará sempre no coração e na memória de Dona Rita e Senhor Israel – Milanez como é conhecido pelos amigos.

Esta Casa considera o senhor Israel uma figura humana admirável. Pela inteligência e pela cordialidade com que se relaciona com os colegas, com a família e a comunidade, e por sua simplicidade quase franciscana. É homem otimista e com visão incomparável. Jamais deixou de acreditar em Alta Floresta e região e sua capacidade para vencer todos os seus desafios, constará no registro histórico do nosso município.