Câmara apoia a Campanha Novembro Azul

Objetivo é conscientizar sobre a saúde do homem principalmente sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A Câmara Municipal de Alta Floresta reforça, mais uma vez, seu apoio à campanha Novembro Azul. Durante todo este mês, na fachada do prédio do Legislativo alta-florestense ficará fixado, durante o dia, um banner em alusão à campanha. O objetivo é conscientizar sobre a saúde do homem principalmente sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Importante destacar também que durante o mês de outubro, a fachada da Casa Legislativa ficou iluminada no tom rosa e recebeu um banner em alusão à campanha do Outubro Rosa, que alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O mês de novembro é o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de próstata. Porém, os cuidados devem ser constantes, durante todo o ano. A ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem, pois, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles vêm à tona, cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

Os principais sintomas são: vontade constante de urinar, dores ao urinar, presença de sangue na urina e/ou no sêmen, dores ósseas. Entre os fatores de risco estão: histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos), etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer), obesidade, alimentação inadequada e sedentarismo.

Infelizmente, não é possível evitar a doença. No entanto, as chances de cura são de quase 90% quando diagnosticada precocemente. Os homens a partir dos 45 anos, com fatores de riscos, ou com 50 anos, sem fatores de risco, devem ir ao urologista anualmente para fazer os exames de avalição da glândula.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima-se que em 2018 surjam 68.220 novos casos da doença. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial.

O Novembro Azul é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.  E a Câmara Municipal de Alta Floresta, mais uma vez, dará visibilidade a este movimento veiculando nos próximos dias uma campanha de conscientização em canais de TV; emissoras de rádio e mídia impressa. A campanha associa várias mensagens de incentivo para que os homens cuidem da saúde e façam os exames preventivos. (Com informações do Hospital de Câncer de Pernambuco e do Instituto Lado a Lado pela Vida).