Câmara Municipal de Alta Floresta realiza primeira Sessão Ordinária após recesso com importantes projetos na pauta
Lindomar Leal
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na segunda-feira (4) a primeira Sessão Ordinária após o recesso parlamentar, com início às 9h da manhã, no plenário da Casa de Leis. A pauta da 25ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 11ª Legislatura foi fechada na quinta-feira (31/07), em conformidade com o que estabelece o Regimento Interno.
A ordem do dia contemplou matérias relevantes para o planejamento e a organização da administração municipal, com destaque para a votação da Redação Final do Projeto de Lei nº 2.346/2025, de autoria do Executivo, que trata do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2026-2029. A proposta, que define as diretrizes e prioridades de investimentos públicos para os próximos quatro anos, foi deliberada em turno único.
Também foram apreciados os Projetos de Lei nº 2.332/2025 e nº 2.333/2025, que propõem, respectivamente, a revogação das Leis nº 2.938/2024 e nº 2.724/2022. Ambos os projetos, de autoria do Executivo Municipal, foram reprovados por maioria de votos e com as abstenções da vereadora Elisa Gomes Machado e dos vereadores Francisco Ailton dos Santos, presidente, e Naldo da Pista. Apenas o vereador Tuti (Cidadania) votou favorável a aprovação.
Entre os requerimentos aprovados, destaca-se o de nº 089/2025, de autoria do vereador Darlan Trindade Carvalho, que solicita esclarecimentos ao prefeito municipal sobre os materiais utilizados na pintura das faixas de pedestres e sinalizações horizontais. O parlamentar questiona a baixa durabilidade e visibilidade da sinalização viária e pede justificativas técnicas e administrativas para a não utilização de produtos com maior resistência ao tráfego intenso.
A pauta incluiu ainda duas moções de congratulações: uma concedida pelo vereador Darlan Trindade Carvalho ao empresário Jozeval Ancelmo Filho, pela trajetória de superação e inovação social com a criação do aplicativo Alpha Services, e outra concedida pelo vereador Professor Nilson à equipe da Câmara de Alimentação Escolar (CAE/CME) pelo trabalho prestado à educação do município. Ambas serão votadas em turno único.
Por fim, foram apreciadas duas indicações do vereador Adelson da Silva Rezende: a de nº 385/2025, que propõe a pavimentação asfáltica de trecho da Vicinal Primeira Norte até a MT-208, e a de nº 386/2025, que sugere a disponibilização de uma ambulância com equipe de suporte básico de vida para eventos da terceira idade.
A população pode acompanhar a sessão presencialmente ou pelas transmissões nos canais oficiais da Câmara Municipal. A participação cidadã é fundamental para o fortalecimento da democracia e o acompanhamento das decisões que impactam o cotidiano de todos os altaflorestenses.