Câmara Municipal destaca Campanha Novembro Azul e incentiva os homens a fazerem o exame preventivo

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia a cada 10 minutos um homem descobre que tem câncer de próstata. Doença tem cura se for diagnosticada no estágio inicial.

A Câmara Municipal de Alta Floresta, olhando o lado social, realizará de forma pontual, através dos seus canais de comunicação, uma campanha de conscientização alertando para a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata acomete um em cada seis homens. Estudos apontam que a cada 10 minutos um brasileiro descobre que tem câncer de próstata. A doença não dá sinais nos estágios iniciais, mas tem cura se for diagnosticada precocemente através exames de toque retal e PSA.

Fatores de risco - Homens com idade acima de 50 anos têm mais predisposição para serem acometidos pelo câncer de próstata. Um dos principais fatores de risco é a herança familiar, se o homem tem ou teve histórico na família em que o pai, o irmão ou até mesmo o tio tem ou tiveram câncer de próstata, pode ser mais suscetível à doença. Outro fator de risco é a obesidade, pois o excesso de peso pode contribuir para o desenvolvimento do tumor.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com fatores de risco façam exames a partir dos 45 anos, e orienta homens sem antecedentes familiares a fazerem os exames periódicos a partir dos 50 anos. Em 95% dos casos, o câncer de próstata só apresenta sintomas em um estágio muito avançado.

Novembro Azul é uma campanha mundial dedicada ao combate do câncer de próstata e a conscientização da saúde do homem. Por isso a Câmara Municipal de Alta Floresta entra nesta luta com a bandeira “A vida não é um jogo. Faça e incentivo seus amigos a fazerem o exame preventivo de câncer de próstata”.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!