Câmara faz parceria com a Justiça Eleitoral para cadastramento com biometria

Seis guichês de atendimento da Justiça Eleitoral serão instalados no Poder Legislativo para atender os eleitores de Alta Floresta. Parceria deve garantir maior número de atendimento
Câmara faz parceria com a Justiça Eleitoral para cadastramento com biometria

Foto: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Uma parceria entre a Câmara de Vereadores e a Justiça Eleitoral vai proporcionar mais agilidade no cadastramento com biometria dos eleitores de Alta Floresta. Isso porque o Cartório da 24ª Zona Eleitoral deverá instalar nos próximos dias seis guichês de atendimento no Poder Legislativo.

Na segunda-feira (11), em reunião com o prefeito Asiel Bezerra de Araújo, a juíza Milena Ramos de Lima e Souza Paro, diretora do Fórum da Comarca de Alta Floresta e juíza eleitoral, o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, o presidente da Câmara de Vereadores, Emerson Sais Machado, disponibilizou para a Justiça Eleitoral espaço, equipamento e mão de obra para auxiliar no cadastramento com biometria.

Como resultado desta reunião, na manhã de quinta-feira (14), o presidente Emerson Machado recebeu o chefe do Cartório Eleitoral, Alex Arruda, que esteve no Poder Legislativo para verificar o espaço que será utilizado pela Justiça Eleitoral para o atendimento aos eleitores.

Alex Arruda disse que a parceria com a prefeitura possibilitou triplicar o número de atendimentos, porém a demanda ainda é grande. Com o apoio do Poder Legislativo, ele acredita que será possível atender melhor e mais eleitores. “A Câmara ofereceu o espaço e viemos conhecer para verificar se realmente conseguimos adequar para todos os equipamentos para poder melhor atender nossos eleitores. O espaço é fantástico, está de parabéns”, disse.

Atualmente a Justiça Eleitoral atende em média 400 eleitores por dia em Alta Floresta. Com a extensão do atendimento para a Câmara de Vereadores o número de atendimentos poderá triplicar segundo as expectativas do chefe do Cartório Eleitoral. “A nossa meta é atender 700 eleitores por dia para conseguirmos fechar o número e não termos cancelamento e repercutir negativo para o município. Então essas parcerias são muito importantes e a Câmara está bem solicita e está representando o povo nas suas necessidades”, disse Alex Arruda.

O presidente disse que disponibilizou a Câmara de Vereadores para auxiliar a Justiça Eleitoral a agilizar o atendimento dos eleitores. “A minha preocupação é o pessoal nesta fila tão grande e as pessoas que trabalham vão passar o dia inteiro para poder fazer isso, não tem como, as pessoas têm seus compromissos. Então, a Câmara é pra isso, para diminuir esta fila e dar mais agilidade neste processo. O ambiente é espaçoso e tem todas as condições necessárias para o atendimento. Então, acredito que vai ajudar a população fazer a biometria o mais rápido possível”, destacou Emerson Machado.

Atualmente, com apoio da Prefeitura de Alta Floresta, o Cartório da 24ª Zona Eleitoral conta com oito guichês de atendimento, que atendem das 07h00 às 18h00 de segunda-feira a sexta-feira sem intervalo para o almoço. Com o atendimento sendo feito também no Poder Legislativo o horário deverá ser mantido, exceto na terça-feira, pois neste dia, no período da manhã, acontece a Sessão Ordinária. Por conta disso a Justiça Eleitoral irá definir um horário diferenciado para este dia.

Além do espaço, internet, energia, mobiliários, a Câmara de Vereadores também irá disponibilizar alguns servidores que passarão por treinamento nos próximos dias para fazer o atendimento.