Câmara realiza lançamento oficial da Semana Municipal pela Não Violência Contra a Mulher

Fotos por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

Pela primeira vez desde a aprovação da Lei Municipal 2.445/2018, a Câmara Municipal de Alta Floresta realiza o lançamento oficial da Semana Municipal pela Não Violência Contra a Mulher.

O evento aconteceu no Plenário Vereador Arnaldo Corcino da Rocha e contou com a presença do prefeito Chico Gamba, primeira dama Vilma Boaro Gamba, vice-prefeita Roseli Rampázio, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, 1º Tenente Rafael Machado Pasuch, também como representante do Coronel Adnilson de Arruda, comandante do 9º Comando Regional, a 2º Tenente Eveline Wayda de Araújo Oliveira, comandante da Patrulha Maria da Penha, a delegada regional Ana Paula Reveles Carvalho, o promotor de justiça Daniel Luiz dos Santos, da 1ª Promotoria Criminal, a secretária de Cultura e Juventude, Elisa Gomes Machado, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e autora da lei 2.445/2018, a advogada Lourdes Volpe Navarro, presidente da 8ª Subseção da OAB, a secretária municipal de Saúde, Sandra Melo, Ivone Vieira Silva, diretora do Campus Universitário da Unemat em Alta Floresta, a professora Maria Oseia Bier do Campus de Alta Floresta do IFMT, a Pastora Ilza Rodrigues da Igreja Batista Nacional, a terapeuta holística Márcia Barboza, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Mônica Gonzaga Marques Benetti, e Eliane Pinotti da Casa da Amizade.

Também estiveram presente os vereadores Bernardo Patrício dos Santos (MDB), Claudinei de Souza Jesus (MDB) e Douglas Pereira Teixeira de Carvalho (PSC), a diretora da CDL Alta Floresta, Elsa Lopes, o secretário de Fazenda, Paulo Moreira e representantes da Politec e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O evento teve como principal objetivo provocar a reflexão sobre a violência contra a mulher e serviu de instrumento para proposições visando a efetividade de ações e políticas públicas que resguardem o direito da mulher.

"Parabéns a toda a Câmara Municipal por esta iniciativa, um ato muito importante e que as mulheres continuem assim, com essa força, com esse trabalho, para chegarmos ao ponto de eliminarmos essa violência contra a mulher", disse o prefeito Chico Gamba.

A vereadora Leonice Klaus (PDT) reforçou o compromisso de lutar pelos direitos da mulher. "Estamos juntas e vamos lutar pelos direitos da mulher em Alta Floresta", afirmou.

A presidente do CMDM destacou a importância da reflexão promovida pelo lançamento da Semana Municipal pela Não Violência Contra a Mulher. "O dia e a semana da não violência contra a mulher não é momento de comemorar e sim momento de refletir. Vamos trabalhar em conjunto sim para que essa delegacia especializada da mulher seja uma realidade, é preciso que nós mulheres tenhamos muito mais lutas e avanços", disse Elisa Gomes Machado.

A vereadora Ilmarli enalteceu a ação da Câmara Municipal em abrir as portas para que a população ocupe o espaço que é de direito de todos, principalmente na defesa dos direitos da mulher. "Que possamos a partir dessa campanha, dessa lei, instituirmos nesse espaço a rede de mulheres que juntas farão a diferença. Que esses dias sejam para nós um marco de referência, de reflexão e de mudança, inclusive de paradigmas", ressaltou.