Chefe do Cartório Eleitoral destaca parceria com a Câmara Municipal

Revisão com cadastro biométrico está sendo feita na Câmara Municipal

Desde ontem, quarta-feira (26), a Câmara Municipal passou a ser mais um ponto de atendimento dos eleitores de Alta Floresta que devem obrigatoriamente fazer a revisão com cadastro biométrico. A parceria entre o Poder Legislativo e a Justiça Eleitoral visa agilizar o atendimento do maior número possível de eleitores.

“Essa parceria é fundamental porque o quantitativo de eleitores para serem atendidos é muito grande. Estamos com 21 mil eleitores ainda para serem atendidos, é muito eleitor, e 29 de março já chegou, está em cima, e ainda teremos feriados para diminuir os dias úteis. Então, esta parceria da Câmara é para minimizar esse impacto em relação a esses cancelamentos”, analisa Alex Arruda, chefe do Cartório Eleitoral.

Os nove servidores cedidos pela Câmara Municipal foram treinados, mas ainda está iniciando na prática o atendimento e contam com o suporte do Cartório Eleitoral. Além do espaço, a Câmara Municipal também disponibilizou internet e mobiliários.

Orientação – Alex Arruda orienta os eleitores sobre o tempo de atendimento. “Que o eleitor venha, mas sabendo que não vai ser tão rápido o atendimento, tem uma certa demora por conta da fila e de todas as variáveis, os servidores estão pegando o ponto de trabalho, os equipamentos estão começando a trabalhar neste ambiente, então, sempre tem alguns ajustes a serem feitos e não tem como fazer a não ser na prática”, acrescenta.

“A gente pede ao eleitor que tenha paciência e quem vier não esqueça de tomar café da manhã, porque às vezes fica muito tempo aqui sem se alimentar, lá no cartório tivemos dois casos de desmaio. Quem tem problema de pressão deve tomar o remédio, porque talvez esse tempo de espera, mais nervosismo e a ausência de alimento pode dar um problema de saúde. Então, são dicas que estamos dando também por conta de situações que aconteceram lá no cartório”, completa.

Por estar no início do atendimento na Câmara Municipal alguns ajustes terão que ser feitos, como o horário de atendimento, por exemplo, que não será o mesmo do Cartório Eleitoral. “Por enquanto, aqui na Câmara, o atendimento será na parte da manhã das 07h30min às 13h00, e assim que a gente conseguir recompor a equipe para a parte da tarde vamos estender também o horário”, frisou o Chefe do Cartório Eleitoral.

No Cartório Eleitoral o atendimento é das 08h00 às 18h30min, de segunda a sexta-feira.

A revisão do eleitorado de Alta Floresta será finalizada no dia 29 de março. O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar obrigatoriamente: documento oficial de identidade, como, por exemplo, RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, além de comprovante de residência. No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Esse documento é necessário para o exercício de vários direitos civis, entre eles: inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da união, dos estados, dos territórios, do distrito federal ou dos municípios.