Claudinei e Luciano pedem reequilíbrio do contrato de concessão da Via Brasil

Vereadores tentam fazer com que consórcio realize os investimentos previstos no contrato de concessão, principalmente no trecho urbano da Rodovia MT 208
Claudinei e Luciano pedem reequilíbrio do contrato de concessão da Via Brasil

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A falta de investimentos em obras de infraestrutura prevista no contrato de concessão das Rodovias MT 208 e MT 320 levou o vereador Claudinei de Jesus (MDB) e Luciano Silva (Pode) a unir forças para cobrar do Consórcio Via Brasil a execução dessas melhorias.

No dia 30 de julho durante reunião com José Rodrigues Rocha Júnior, Diretor de Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGER-MT), os vereadores apresentaram os problemas pela falta de investimento por parte do consórcio principalmente na Rodovia MT 208.

Agora, a última ação foi fazer em conjunto uma indicação ao Governo de Mato Grosso, com cópia a AGER e SINFRA (Secretaria de Estado de Infra Estrutura e Logística) solicitando o reequilíbrio do contrato de concessão das Rodovias MT 320 e MT 208 dos trechos licitados que abrangem o perímetro urbano de Alta Floresta.

No documento, os vereadores reforçam a cobrança enaltecendo a necessidade de investimento imediato para que se possa solucionar os problemas no trânsito na entrada da cidade, com vista a alteração no cronograma de investimento para que possam ser antecipadas as obras de duplicação e demais benfeitorias previstas na concessão. A intenção, com estas melhorias, é aumentar a segurança no trânsito e diminuir os acidentes.

Ao esclarecer a necessidade do reequilíbrio do contrato, os vereadores destacam os constantes acidentes de trânsito no perímetro urbano da MT 208. “É uma pista muito movimentada, com alta velocidade de veículos, e não existe nenhum redutor de velocidade, duplicação e rotatória no trecho que contempla o perímetro urbano de Alta Floresta, tendo inclusive ocasionado acidentes com vítimas fatais, o que vem constantemente gerando manifestos da população sobre a falta de segurança nesse trecho da rodovia MT 208”, relatam.

Atualmente 12 bairros e 2 Universidades – a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - estão na extensão da Rodovia MT 208, com uma população estimada em mais de 7 mil pessoas que percorrem todos os dias no trecho da MT 208 do perímetro urbano.

Além do reequilíbrio do contrato, os vereadores também solicitam a alteração no cronograma de investimentos para antecipação das obras de retenção de velocidade, duplicação de pistas e adequação das vias marginais ao longo do trecho que contempla o perímetro urbano.

"A gente tem a intenção que o Estado possa forçar a Via Brasil fazer as obras de investimentos em Alta Floresta, para diminuir os riscos de acidente e aumentar a sensação de segurança no trânsito. Até agora a única coisa que a Via Brasil tem feito na Rodovia foi tampar buracos e cobrar pedágio, então, a gente precisa ser mais ágil com isso", cobra Claudinei.

O vereador Luciano Silva explicou que como resultado da videoconferência realizada no mês de março com os vereadores dos municípios vizinhos que também utilizam as mesmas rodovias, a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, a SINFRA informou através da Nota Técnica 01/2021 elaborada pelo Consórcio Engefoto Evvia, verificador independente do contrato de concessão de ambas as rodovias, sobre os prazos e obrigações que o Consórcio Via Brasil tem para cumprir com a concessão adquirida.

"O ofício foi encaminhado para todos os vereadores de todos os municípios da região para que a partir de agora todos possam fazer as suas representatividades através das solicitações, das reclamações e dos pedidos que serão feitos para a empresa, para a secretaria de infraestrutura e principalmente para a AGER", disse Luciano Silva.

“Encaminhamos uma indicação para que seja feito esse reequilíbrio do contrato para antecipar as ações e evitar mais perdas de vidas", acrescentou.