Coleta de recicláveis foi discutida em reunião na Câmara Municipal

Ponto principal da reunião foram os focos de incêndio no lixão. Reunião contou com a presença dos vereadores e de representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público do Trabalho, OAB, Secretaria de Desenvolvimento, catadores e empresas compradoras de recicláveis
Coleta de recicláveis foi discutida em reunião na Câmara Municipal

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Os recorrentes incêndios no “lixão” – Aterro Sanitário – e a organização da associação dos catadores de material reciclável foram os principais temas de uma importante reunião que aconteceu na Câmara Municipal de Alta Floresta na manhã de sexta-feira (6).

Os vereadores se reuniram com um grupo de aproximadamente 10 catadores de recicláveis, com os representantes de empresas compradoras desses materiais, com o Promotor de Justiça Luciano Martins da Silva da Primeira Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Alta Floresta, com o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Marcel Trentin, e com a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Sandra Corrêa de Mello.

A reunião foi conduzida pelo vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) e contou com participação das vereadoras Cida Sicuto (PSDB) e Elisa Gomes (PDT), e dos vereadores Dida Pires (Cidadania), Cidão Boa Nova (MDB), Lau (PSD), Mequiel Zacarias (PT) e Tuti (PSDB).

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento, Sérgio Carlos Passos, a engenheira sanitarista e ambiental, Elisa Pianovski, e a engenheira florestal, Gercilene Meira Leite, ambas servidoras da Secretaria de Desenvolvimento. A pedido do vereador Luiz Carlos a reunião foi filmada pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal.

Além da organização da associação dos catadores e do fogo no “lixão”, também foi discutida a notificação recomendatória aplicada tanto para os catadores quanto para as empresas compradoras de recicláveis acerca da legislação que veda a comercialização de material reutilizável queimado. A notificação teria sido expedida pela Secretaria de Desenvolvimento no dia 28 de agosto.

Quanto a associação dos catadores, a Secretaria de Desenvolvimento informou ainda que em breve os catadores terão uma local para trabalharem de forma organizada. A prefeitura estaria preparando juntamente com o Ministério Público do Trabalho a construção de um barracão que irá proporcionar melhores condições de trabalho e espaço adequado para os catadores. O local será ponto de referência inclusive para as empresas que compram o material.

A final da reunião, por sugestão do promotor Luciano Martins, ficou definido que será formado um grupo de trabalho para deliberar sobre as questões relacionadas a coleta e destinação dos recicláveis.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!