Darlan Carvalho cobra melhorias no trânsito e questiona qualidade dos materiais utilizados na sinalização
Lindomar Leal
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
Durante a sessão ordinária de segunda-feira (4), na Câmara Municipal de Alta Floresta, o vereador Darlan Trindade Carvalho (PRD) voltou a cobrar melhorias urgentes no trânsito da cidade e destacou a necessidade da contratação de um gestor de tráfego para atuar diretamente no planejamento e organização do setor.
Segundo o parlamentar, a situação atual das vias urbanas é preocupante, com sinalização precária e deficiências visíveis que colocam em risco a segurança de motoristas e pedestres. Ele ressaltou que a demanda por um gestor especializado já é pauta recorrente entre os vereadores da Casa e foi reforçada recentemente em indicações encaminhadas ao Executivo Municipal.
“Hoje, o nosso trânsito está precário em Alta Floresta, sem sinalização adequada nas vias. Fizemos algumas cobranças e uma delas é justamente essa: a contratação urgente de um gestor de tráfego”, destacou Darlan.
O vereador também apresentou dados levantados a partir de informações da própria Direção Municipal de Trânsito. Segundo ele, a arrecadação anual estimada com multas de radares eletrônicos, incluindo os equipamentos sob responsabilidade do Governo do Estado, gira em torno de R$ 5 milhões.
“Não sou contra os radares, mas o que pedimos, por meio de indicação ao prefeito, é que esse dinheiro arrecadado seja realmente investido no trânsito. Uma das necessidades mais urgentes é a pintura das faixas de pedestre e demais sinalizações”, reforçou.
Outro ponto abordado por Darlan Trindade foi a baixa durabilidade dos materiais utilizados na sinalização horizontal das vias. Segundo ele, há reclamações constantes da população de que a pintura de faixas e outros elementos viários desaparece em poucos dias, comprometendo a eficiência do serviço e representando desperdício de recursos públicos.
“Infelizmente, o produto utilizado dura no máximo uma semana e já está apagado. Isso significa que o dinheiro público está sendo mal aplicado. Vamos intensificar a fiscalização para verificar qual tipo de material está sendo usado”, afirmou.
Darlan alertou que, com o crescimento urbano de Alta Floresta, problemas básicos de infraestrutura não podem mais ser ignorados, e cobrou mais responsabilidade na execução dos serviços públicos.
“A cidade está crescendo e não pode mais ser refém de problemas tão básicos e primários como esse”, finalizou.