Lei apresentada pelo vereador Francisco Ailton inclui a Estrada Antônio Romera na malha viária municipal

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

Os vereadores de Alta Floresta aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (04.04) o Projeto de Lei 9/2023 de iniciativa do vereador Francisco Ailton dos Santos (Republicanos), que reconhece e inclui na malha viária municipal a Estrada Antônio Romera.

A nova via de acesso municipal tem extensão de dois mil cento e quarenta e dois metros, e é acessível pela 1ª Vicinal Norte nas adjacências do bairro Jardim Guaraná, zona rural do município de Alta Floresta.

Após sansão da nova lei pelo Executivo Municipal, a estrada passará a contar nos mapas viários oficiais a serem elaborados. Desta forma, será competência da Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a realização dos serviços de manutenção, recuperação e sinalização da referida estrada; destinar materiais, ferramentas e equipamentos necessários à efetivação do previsto no inciso anterior; e colocar à disposição, pessoal capacitado, suficiente, para realização dos trabalhos necessários na referida estrada.

A inclusão da Estrada Antônio Romera na malha viária municipal será efetivada conforme estabelece os dispositivos da Lei Municipal nº 336/91, que define a Faixa de Domínio Público nas Estradas Vicinais do Município.

O vereador Francisco Ailton, autor da propositura, ressaltou a importância de incluir na malha viária municipal a nova estrada frisando que os moradores, proprietários e usuários do local dependem da vicinal em boas condições de trafegabilidade e escoamento da produção.

Ailton ressaltou também que com a aprovação da lei, a prefeitura terá condições de realizar as obras de manutenção visando melhorar as condições de trafegabilidade na localidade.

“A localidade vem sendo muito afetada durante o período chuvoso e necessitando, o quanto antes, a realização de um amplo trabalho de restauração”, frisou.

A lei também rende homenagem à memória do senhor Antônio Romera, que juntamente com seus familiares acreditaram no projeto de Alta Floresta e participaram ativamente no seu processo de desenvolvimento. O senhor Antônio Romera era proprietário do Lote Rural exatamente onde encontra-se implantado o empreendimento de “Loteamento de Chácaras” contemplado com a municipalização da estrada.

Antônio Romera chegou com sua família em Alta Floresta no ano de 1977. Trabalhou na INDECO de servente de pedreiro para o sustento da família, e também na Fazenda Caiabi. Homem batalhador, seu Antônio sempre primou por ser um exemplo de pai, dando amor aos filhos e se dedicando à família, em sua propriedade cultivou café, arroz entre outros plantios, como forma de continuar provendo o abastecimento da família, comercializar e arcar com as parcelas do sítio adquirido e aqui viveu por longos anos, até a sua morte em 29 de janeiro de 2015 aos 78 anos de idade.