Médico oncologista prepara palestras gratuitas a pedido da vereadora Leonice Klaus
O médico Fidelis Manes Neto, cirurgião oncológico, realizará, a pedido da vereadora Leonice Klaus dos Santos, uma série de palestras gratuitas nos bairros. O objetivo é levar educação e informação à população sobre a prevenção contra o câncer.
“Quando falamos em oncologia, devemos pensar, antes de tudo, em como prevenir o surgimento dos tumores. Por isso, estamos aqui hoje, no gabinete da vereadora, conversando sobre esse projeto de levar informação e conscientização sobre prevenção aos bairros da cidade de Alta Floresta”, ressaltou o médico cirurgião.
Para isso, a vereadora fará um trabalho de extensão junto às lideranças locais, como os presidentes das associações de bairro.
“Conforme a demanda de cada associação, nós iremos até essas comunidades, levando principalmente educação e informação na área da oncologia. Também abordaremos os direitos do paciente com câncer, garantindo que todos tenham acesso ao conhecimento sobre seus direitos”, ressaltou o Dr. Fidelis.
A vereadora Leonice Klaus considerou importante a chegada do médico oncologista. Ela ressaltou que, por muitos anos, os pacientes acometidos com câncer sofreram com a falta de um médico especialista para atendê-los em Alta Floresta.
“Temos muitos pacientes que acreditam que não há médico oncologista em Alta Floresta, mas aqui está um deles. Muito obrigada”, destacou, ao agradecer a chegada do médico ao município.
O Dr. Fidelis explicou que está atendendo no município de Alta Floresta desde o ano de 2023.
“Ainda não sou residente fixo da cidade. Eu venho a cada mês, realizando os atendimentos durante uma semana inteira. Nesse período em que estou por aqui, tudo tem caminhado bem”, disse.
O médico explicou que muitos atendimentos acontecem em um hospital particular de Alta Floresta, mas ressaltou que também atende, pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, os pacientes encaminhados pela rede pública de saúde do município.
“Atualmente, pelo consórcio, realizamos apenas consultas, conforme consta nos registros. No entanto, estamos em constante diálogo com lideranças locais para discutir maneiras de evoluir e ampliar o consórcio para incluir outros procedimentos relacionados à oncologia, como a realização de biópsias — muitas vezes, biópsias simples que os pacientes não conseguem fazer aqui. Na maioria das vezes, esses pacientes precisam se deslocar grandes distâncias até Cuiabá para realizar procedimentos que poderíamos fazer aqui. Por isso, sigo conversando com as lideranças, buscando inserir cada vez mais procedimentos oncológicos na lista do consórcio, para atender melhor à população”, disse.
Para ampliar o atendimento, o Dr. Fidelis revelou que, junto com sua esposa que também é oncologista, irá inaugurar, em Alta Floresta, o Centro de Oncologia.
“Já iniciamos a obra, que está 100% autorizada pela Prefeitura e pela Vigilância Sanitária”, revelou.
Ele explicou que a clínica terá consultórios para realização de consultas particulares, por convênios e, se possível, também pelo consórcio de saúde.
“Teremos um centro cirúrgico ambulatorial, onde vamos executar diversos tipos de biópsias na área de oncologia: biópsia de nódulo de tireoide, de mama, câncer de pele, entre outras. Em breve, com a aquisição de equipamentos mais avançados, também faremos biópsias de próstata e de tumor no colo do útero”, anunciou.
O oncologista disse também que a clínica terá capacidade para realizar exames preventivos do câncer de colo do útero.
Vamos focar fortemente na prevenção e na educação dos pacientes. O terceiro setor da clínica será uma sala de quimioterapia, onde vamos atender pacientes de Alta Floresta e de toda a região. Será uma sala de infusão de quimioterapia com todo o mobiliário necessário para garantir segurança e conforto, conforme exigido pelos protocolos da Vigilância Sanitária”, afirmou, anunciando que a previsão é de que a obra fique pronta entre julho e agosto deste ano.
“Queremos agradecer a presença do doutor e dizer à população de Alta Floresta que é tão difícil falar sobre esta doença, mas é muito importante. Doutor, sua presença aqui é essencial. Que Deus abençoe o senhor e sua esposa, e que tudo dê certo nesse projeto. É muito importante tê-lo aqui conosco”, disse a vereadora Leonice Klaus.
“Me coloco à disposição, principalmente para trabalhar com a senhora em programas de educação e levar conhecimento à população dos bairros sobre o que é possível fazer para reduzir o risco de câncer”, disse o médico, após receber o pedido da vereadora para fazer palestras nos bairros.
“Já estamos organizando um encontro no bairro Boa Esperança, para que o Dr. Fidelis possa apresentar e orientar a população, principalmente sobre a prevenção. Estamos convidando todos os moradores para participar dessa importante palestra sobre educação e prevenção contra o câncer, que é uma doença muito triste”, disse a vereadora.