Menin indica ao Executivo cumprimento do piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa

O vereador Marcos Roberto Menin, vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Alta Floresta, vai apresentar na sessão ordinária desta terça-feira (23.08) a Indicação 242/2022 com o objetivo de recomendar ao prefeito Valdemar Gamba a necessidade de elaborar estudo para cumprir o que determina a Lei Federal 14.434/2022, que criou o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

A lei nacional estabelece o piso salarial nacional de R$ 4.750,00 para enfermeiros. Já para técnicos de enfermagem o salário não pode ser inferior a 70% deste valor, ou seja, R$ 3.325,00. Enquanto os auxiliares e as parteiras não podem receber menos que a metade do piso pago aos enfermeiros, o equivalente a R$ 2.375,00.

Na indicação, Menin destaca que a legislação definiu também que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm até o final do atual exercício financeiro para adequar as remunerações e os respectivos planos de carreira.

“Entendo que a proposta é de extrema importância para a sociedade, principalmente por se tratar diretamente de direitos fundamentais da classe. Então, entendo que é mais do que justo regularizarmos esse teto salarial para os profissionais de enfermagem”, ressaltou Menin ao explicar que decidiu fazer a indicação depois de te ser reunido com alguns profissionais e receber as cobranças e demandas da categoria.