PL aprovado na Câmara reconhece oficialmente o Matrinxã assado como prato típico da culinária alta-florestense

Foto por: Lindomar Leal / Arquivo - Assessoria de Imprensa CMAF

A Câmara aprovou por unanimidade na sessão ordinária do dia 22, terça-feira, o Projeto de Lei nº 050/2023 que reconhece oficialmente o Matrinxã (Brycon amazonicus) assado como prato típico da culinária alta-florestense.

O autor vereador José Vaz Neto – Zé Eskiva (PL) destaca que a culinária e a gastronomia, das formas mais simples às mais elaboradas, são parte da vida e da identidade cultural de diferentes regiões, é uma expressão da cultura, e cabe ao poder público reconhecê-las, valorizá-las, fortalecê-las e promovê-las, com a colaboração da sociedade, colaborando assim com a formação de um perfil gastronômico local.

Zé Eskiva destaca também a abundância do peixe nos rios da região de Alta Floresta, e ressalta que o Matrinxã tem sabor único e carne nobre, descoberto desde os tempos de colonização da região nos anos setenta.

Conforme o vereador, o Matrinxã figura entre os peixes de água doce mais apreciados, sendo chamado por muitos como o “salmão do Nortão”. “A matrinxã assada é a grande atração da nossa culinária, prato muito apreciado pelos turistas e visitantes da nossa cidade. Nossa proposta presta uma grande e merecida homenagem à um de nossos importantes bens culturais, à gastronomia local”, ressalta.

Com a aprovação pelo soberano plenário, o Projeto de Lei segue para sansão do Executivo Municipal. A nova lei passará a vigorar após a sua publicação.