Presidente da Câmara homenageia memória do pioneiro desbravador Artenes do Carmo com denominação da Rua A34 no Jardim Europa

por lindomarleal — publicado 02/06/2023 10h31, última modificação 02/06/2023 10h31

LINDOMAR LEAL

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal

 

            Os vereadores de Alta Floresta aprovaram na Sessão Ordinária do dia 23 de maio, terça-feira, a Emenda 012/2023 de autoria do vereador Oslen Dias dos Santos – Tuti (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, que acrescentou o inciso XXIII ao artigo 1º do Projeto de Lei 026/2023 e deu nova denominação à Rua A-34 localizada no Jardim Europa.

            O PL foi apresentado pelos vereadores Darli Luciano da Silva (Podemos), Oslen Dias dos Santos – Tuti (PSDB), Francisco Ailton dos Santos (Republicanos) e Bernardo Patrício dos Santos (MDB), com o propósito de dar novas denominações para as vias públicas dos bairros Jardim Europa e Jardim Ipiranga.

            Com a aprovação da emenda do presidente Tuti, a Rua A34 passa a denominar-se “Rua Artenes José do Carmo”, em homenagem à memória do pioneiro desbravador.

                       

ARTENES JOSÉ DO CARMO — *14/03/1934 +30/05/2020, filho de Carlos José Ferreira e Maria Eugênia Ferreira.

Pioneiro Desbravador de Alta Floresta, este mineiro, natural de Santos Dumont, Minas Gerais, advindo da cidade de Planalto, Estado do Paraná, onde trabalhava em fazenda (até possuir a sua própria terra), chegou em Alta Floresta exatamente no dia 18 de março de 1.977, trazendo consigo a sua esposa Maria Zilda do Carmo e seus filhos, entre eles, a filha caçula de apenas três meses de vida. A viagem na época, em direção ao nortão mato-grossense, durou cinco dias e foi através de um veículo Kombi, conduzido pelo motorista acompanhado do filho, somando ao todo no veículo 14 passageiros, além disto, mantimentos necessários, roupas e “mudança”.

Senhor Artenes veio para Alta Floresta a convite do saudoso fundador e compadre dele, o Senhor Ariosto da Riva, se apaixonou pelo local e aqui fixou residência, no princípio trabalhou na Indeco, juntamente com o filho mais velho, fazendo pontes, estradas e casas, já que também era um experiente pedreiro e carpinteiro, além disto, praticou a agricultura de subsistência, cultivava arroz, milho, mandioca, entre outros, de tudo um pouco.

A primeira igreja católica matriz de Alta Floresta, foi uma das obras do Sr. Artenes e também, a quadra do antigo Colégio Furlani, onde hoje é a prefeitura. Artenes, juntamente com outros companheiros, foi responsável também pela construção de alojamentos às pessoas que para cá vieram no início para trabalhar.

 Artenes, era morador em imóvel próprio a Rua Marcolino Malacarne (D-5), nº 526, setor D, nesta cidade.

Homem de bom caráter e atitude, com uma honrada vida pessoal, familiar e comunitária, o Sr. Artenes era muito envolvido com a comunidade católica e colaborador dos serviços paroquiais, auxiliava à comunidade com muito empenho e dedicação.

Artenes, era casado com D. Maria Zilda do Carmo, e dessa união tiveram 11 (onze filhos): Rosalice Otoni Vendramim, Carlos Roberto do Carmo, Maria das Graças do Carmo e Silva, Luiz Otoni do Carmo, Maurício Otonio do Carmo, Dorinha Otonio do Carmo, Lindaura Otonio do Carmo, Adriana Otonio do Carmo Theodoro, Zélia Otoni do Carmo, Mário Otonio do Carmo e Rosangela Otonio do Carmo. Constituem ainda sua família vários netos e bisnetos.