Presidente da Câmara homenageia memória do pioneiro desbravador Artenes do Carmo com denominação da Rua A34 no Jardim Europa

Os vereadores de Alta Floresta aprovaram na Sessão Ordinária do dia 23 de maio, terça-feira, a Emenda 012/2023 de autoria do vereador Oslen Dias dos Santos – Tuti (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, que acrescentou o inciso XXIII ao artigo 1º do Projeto de Lei 026/2023 e deu nova denominação à Rua A-34 localizada no Jardim Europa.

O PL foi apresentado pelos vereadores Darli Luciano da Silva (Podemos), Oslen Dias dos Santos – Tuti (PSDB), Francisco Ailton dos Santos (Republicanos) e Bernardo Patrício dos Santos (MDB), com o propósito de dar novas denominações para as vias públicas dos bairros Jardim Europa e Jardim Ipiranga.

Com a aprovação da emenda do presidente Tuti, a Rua A34 passa a denominar-se “Rua Artenes José do Carmo”, em homenagem à memória do pioneiro desbravador.

ARTENES JOSÉ DO CARMO — *14/03/1934 +30/05/2020, filho de Carlos José Ferreira e Maria Eugênia Ferreira.

Pioneiro Desbravador de Alta Floresta, este mineiro, natural de Santos Dumont, Minas Gerais, advindo da cidade de Planalto, Estado do Paraná, onde trabalhava em fazenda (até possuir a sua própria terra), chegou em Alta Floresta exatamente no dia 18 de março de 1.977, trazendo consigo a sua esposa Maria Zilda do Carmo e seus filhos, entre eles, a filha caçula de apenas três meses de vida. A viagem na época, em direção ao nortão mato-grossense, durou cinco dias e foi através de um veículo Kombi, conduzido pelo motorista acompanhado do filho, somando ao todo no veículo 14 passageiros, além disto, mantimentos necessários, roupas e “mudança”.

Senhor Artenes veio para Alta Floresta a convite do saudoso fundador e compadre dele, o Senhor Ariosto da Riva, se apaixonou pelo local e aqui fixou residência, no princípio trabalhou na Indeco, juntamente com o filho mais velho, fazendo pontes, estradas e casas, já que também era um experiente pedreiro e carpinteiro, além disto, praticou a agricultura de subsistência, cultivava arroz, milho, mandioca, entre outros, de tudo um pouco.

A primeira igreja católica matriz de Alta Floresta, foi uma das obras do Sr. Artenes e também, a quadra do antigo Colégio Furlani, onde hoje é a prefeitura. Artenes, juntamente com outros companheiros, foi responsável também pela construção de alojamentos às pessoas que para cá vieram no início para trabalhar.

Artenes, era morador em imóvel próprio a Rua Marcolino Malacarne (D-5), nº 526, setor D, nesta cidade.

Homem de bom caráter e atitude, com uma honrada vida pessoal, familiar e comunitária, o Sr. Artenes era muito envolvido com a comunidade católica e colaborador dos serviços paroquiais, auxiliava à comunidade com muito empenho e dedicação.

Artenes, era casado com D. Maria Zilda do Carmo, e dessa união tiveram 11 (onze filhos): Rosalice Otoni Vendramim, Carlos Roberto do Carmo, Maria das Graças do Carmo e Silva, Luiz Otoni do Carmo, Maurício Otonio do Carmo, Dorinha Otonio do Carmo, Lindaura Otonio do Carmo, Adriana Otonio do Carmo Theodoro, Zélia Otoni do Carmo, Mário Otonio do Carmo e Rosangela Otonio do Carmo. Constituem ainda sua família vários netos e bisnetos.