Produtores de café serão contemplados com agroindústria e assistência técnica em Alta Floresta

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

Lindomar Leal

Os produtores de Café do município de Alta Floresta serão contemplados com assistência técnica especializada e uma agroindústria para o beneficiamento da produção. O anúncio foi do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) da Assembleia Legislativa, durante reunião com produtores de café do setor Sul realizada na Comunidade Sol Nascente.

De acordo com o deputado, o projeto envolve a contratação de técnicos para assistência técnica, a aquisição de equipamentos como secadoras e caminhões para o escoamento da produção e a produção de mudas. Numa segunda fase está previsto equipamento em irrigação.

O projeto do Governo do Estado vai contemplar 11 municípios do Nortão e Noroeste que produzem café e estão em busca de recursos para ampliar a produtividade do grão. O objetivo é ampliar de 400 para 2,5 mil famílias produtoras em um ano e chegar a cinco mil produtores em dois anos.

O deputado Dilmar Dal Bosco explicou que as prefeituras e a Acafemat, em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), estruturam o projeto para viabilizar e ampliar a produção de café na agricultura familiar de 11 municípios.

Conforme o parlamentar, o objetivo é estruturar com qualificação, equipamentos para beneficiamento e transporte para chegar a 500 mil sacas de café por ano e uma receita de R$ 300 milhões, que deverão movimentar a economia local.

A previsão é que sejam produzidos dois hectares por família, atingindo um total de cinco mil hectares em um ano. Com uma média de produtividade de até 100 sacas de café por hectare/ano, a produção anual no estado deverá alcançar 500 mil sacas. Integram o projeto os municípios de Nova Bandeirantes, Juruena, Cotriguaçu, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Juína, Aripuanã, Colniza, Paranaíta, Castanheira e Carlinda.

Para o município de Alta Floresta, o deputado Dilmar Dal Bosco anunciou a implantação de uma agroindústria no Setor Sul, com secador, um caminhão truck para o transporte da produção, máquina de beneficiamento, assistência técnica exclusiva para cada 50 produtores. O deputado garantiu ainda que toda a produção de café será comprada pelo Governo de Mato Grosso.

O vereador Menin agradeceu o governador Mauro Mendes e o deputado Dilmar Dal Bosco por proporcionar par aos produtores o desenvolvimento de um programa que vai gerar muitos benefícios.

"Só temos que agradecer essas pessoas por proporcionar o desenvolvimento", disse o vereador.

"Junto com a frente parlamentar nós conseguimos motivar o governo para o investimento no café nesta região. Então, queremos levar esse programa para as pessoas produzirem café com capacidade de colheita. Em muitos lugares que observamos nos onze municípios colhe-se 40, 50 sacas em detrimento de outros que colhem 140, 150 sacas por hectares. Então, esperamos qualificar a todos com capacitação com os técnicos da Empaer", disse o deputado, que anunciou ainda a previsão de uma usina de energia solar para a agroindústria do Setor Sul em Alta Floresta.

O prefeito Valdemar Gamba parabenizou o deputado Dilmar Dal Bosco e o Governo do Estado pelo projeto que vai incentivar e auxiliar a produção do café no município de Alta Floresta. "Tenho certeza de que vamos ter mais uma opção dessa diversificação para os nossos produtores terem uma qualidade de vida cada vez melhor para sua família no campo", ressaltou o prefeito.

O produtor Osvaldo Saragosa Rossi apresentou suas plantações de café e agradeceu o apoio do poder público. "Só tenho que agradecer, esse apoio é muito importante para nós produtores", disse.

Participaram da reunião o Presidente da Associação dos Cafeicultores de Mato Grosso (Acafemat), Douglas Santini, o Diretor de Pesquisa e Fomento da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Márcio Luís Kuhn, o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Marcelo Fernando Pereira Souza e os vereadores Adelson Servidor e José Vaz Neto, e representantes da Feira Live Municipal.