Produtores procuram a Câmara de Vereadores em busca de apoio para mudar local da Praça de Pedágio da MT-208

Toda a sociedade civil organizada está convidada para uma reunião nesta segunda-feira (16), ás 15h00, na Câmara Municipal, com o vice-governador Otaviano Pivetta.

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Os vereadores se reuniram na manhã desta sexta-feira (13) com alguns empresários e produtores para tratar sobre a Praça de Pedágio que será implantada na Rodovia MT-208 pelo Consórcio Via Brasil. A preocupação dos produtores e empresários é com relação ao local, pois segundo eles a praça de cobrança ficará a 13 quilômetros de distância do Trevo São Cristóvão, entrada principal de Alta Floresta, no sentido ao município de Carlinda. O Consórcio Via Brasil arrematou dois lotes de privatização de rodovias estaduais em Mato Grosso, sendo um de 188,2 Km entre as rodovias MT-320 e MT-208 passando por Alta Floresta.

Paulo Moreira, representante do Sindicato Rural, disse que há mais de um mês os produtores tentam conseguir mudar o local. Segundo ele até para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) foi envaido pedido. “Vai ficar praticamente dentro da cidade e isso vai prejudicar de mais os produtores da 3ª Leste, 4ª Leste e Ramal do Mogno. Mandamos uma demanda para a Sinfra para que essa Praça de Pedágio fique a 23 quilômetros de Alta Floresta. Não somos contra o pedágio, somos contra o local que ele está porque vai prejudicar muito os produtores, principalmente os produtores de leite”, explicou.

Uma audiência pública foi realizada pelo Governo de Mato Grosso antes da licitação que privatizou o trecho da rodovia, no entanto, segundo Paulo Moreira, a reunião que deveria envolver toda a população de Alta Floresta não tinha 12 pessoas. “Foi mal divulgada, não tinha uma dúzia de pessoas e na audiência também foi falado que seria a 20 quilômetros daqui, mas agora, para nossa surpresa, esse absurdo de ser praticamente dentro da cidade”, reclama.

O presidente da Câmara Municipal, Emerson Machado (MDB), reforçou a preocupação com relação ao local da Praça de Pedágio e disse que o Poder Legislativo vai defender a demanda apresentada pelos produtores e empresários junto ao Governo do Estado. “Vamos fazer esse pedido ao vice-governador. Quero convidar todos os empresários e a sociedade organizada para participar desta reunião que acontecerá às 15 horas da próxima segunda-feira, dia 16, na Câmara Municipal, para que a gente possa reforçar isso, apoiar esta ideia para ver se a gente consegue mudar essa praça de pedágio para não atingir esse pessoal que está diariamente em Alta Floresta”, observou.

“Gostaríamos de convocar o comércio, os empresários, os produtores rurais, para que possam vir à câmara dos vereadores porque nós vamos ter uma reunião com o Pivetta para novamente reivindicarmos essa mudança. Se nós não nos unirmos toda a cidade de Alta Floresta será prejudicada, perdermos muito mesmo”, reforçou o convite Paulo Moreira.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!