Projeto de Lei do vereador Mequiel cria o Dia dos Observadores de Aves

Ilustração

Foi apresentado na Sessão Ordinária do dia 28 de abril, terça-feira, o Projeto de Lei nº 004/2020 de autoria do vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) que institui o Dia Municipal dos Observadores de Aves no município de Alta Floresta.

Conforme a proposta, a data será inserida no calendário de datas e eventos do município para ser comemorada anualmente no dia 28 de abril. A proposição também inclui no calendário de atividades o Dia das Aves, comemorado no dia 05 de outubro.

O PL autoriza os órgãos competentes municipais a organizar atividades em conjunto com associações, grupos, setor do turismo, universidades, empresas e outras instituições da esfera pública ou privada, que tenham afinidade com o tema.

Conforme o autor do Projeto de Lei, a intenção é de despertar o município para um grande nicho a ser explorado e desenvolvido, principalmente porque Alta Floresta tem vocação turística, e a observação de aves é uma atividade em ascensão que precisa ser valorizada e levada à sério, sobretudo, porque o município possui uma das maiores avifauna do Brasil, sendo destino certo de pessoas de todo o mundo que tem intenção de praticar essa atividade.

“A data já é reconhecida em âmbito nacional, através da atuação do Centro de Estudos Ornitológicos, contudo, torna-se necessária a ampliação da visibilidade da mesma em âmbito município, uma vez que, carece-se de ações e políticas públicas que consigam colaborar com a efetivação dessa atividade em nossa cidade, ponderando que a mesma, além de ser uma atividade econômica, é também uma atividade ecológica e pedagógica, bem como, traz em si outras potencialidades que podem vir a ser exploradas e fortalecidas”, reforça Mequiel Zacarias Ferreira ao defender a proposição destacando as ações já desenvolvidas no município e na região, bem como as mais de 600 espécies de aves reconhecidas em Alta Floresta.

O Projeto de Lei já foi encaminhado para os vereadores apreciarem, bem como para as comissões competentes emitirem seus pareceres. Após trâmite regimental, a proposição será deliberada e votada em plenário. Se for aprovada será encaminhada para a sanção do prefeito.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!