Projeto do vereador Claudinei prevê a aquisição de uma patrulha agrícola mecanizada para o Setor Rio Verde

Vereador Claudinei de Jesus entregou a proposta pessoalmente ao secretário de agricultura familiar de Mato Grosso, Silvano Amaral, e para a deputada estadual Janaína Riva. Projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária a pedido do vereador

O vereador Claudinei de Souza Jesus (MDB) entregou recentemente ao secretário de estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, e para a deputado estadual Janaína Riva (MDB) um projeto para aquisição de uma patrulha agrícola mecanizada para o Setor Rio Verde. O vereador Marcos Menin (MDB) também participou da entrega.

A proposta foi elaborada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária a pedido do vereador Claudinei de Jesus e visa a aquisição de máquinas e implementos que beneficiarão o desenvolvimento do setor primário, contemplando o trabalho de diversas cadeias produtivas.

O investimento previsto é de R$ 312.500,00 (trezentos e doze mil e quinhentos reais) destinados para a aquisição de um trator agrícola com 80 cavalos de potência e cabinado, grade aradora com controle remoto intermediária de 16 discos, grade aradora com controle remoto de 40 discos, carreta agrícola com dois eixos e pneus e capacidade para 4 mil quilos, distribuidor de calcário e adubo com correia e roda com dois lançadores de um eixo e capacidade para 3 mil quilos, distribuidor de sementes pendular hidráulico com capacidade para 200 quilos e pulverizador de barra com capacidade para 600 litros de calda.

O projeto prevê beneficiar 650 famílias de pequenos produtores com até 50 hectares. Somente no Setor Rio Verde deverão ser beneficiados 450 produtores rurais nas Comunidades Rio Verde, Serra Verde, Bom Recanto, Mirassol, São Francisco, Sol Nascente e Água Limpa.

A aquisição da patrulha agrícola mecanizada viabilizará os serviços de preparação do solo, a distribuição de insumos agrícolas, como corretivos e adubos, por exemplo, além de possibilitar a semeadura ou plantio de diferentes culturas agrícolas.

Através dessa intervenção direta nas propriedades rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária estima atingir 20% no aumento da produção.

O projeto visa beneficiar atividades agropecuárias como a produção de milho, do rebanho bovino com apoio nos processos de renovação, formação e recuperação de pastagens, bem como nos processos de silagem para alimentação animal no período de estiagem. Além da produção de café e cacau, realização dos serviços de transporte e distribuição de insumos agrícolas, sementes, corretivos e fertilizantes e preparo do solo por meio de técnicas de gradagem e nivelamento.