Servidores da Câmara Municipal participam de capacitação sobre Compras e Licitações

Os servidores da Câmara Municipal de Alta Floresta Wagner Aparecido Floriani, Jorge Ruan de Oliveira, Salete Schumann, Marcelo Takeshi Murata e Vanesa Gonçalves estão participando desde segunda-feira (22.07), no Auditório Ariosto da Riva, na Câmara de Dirigentes Lojistas do município, de um curso sobre Controle Interno nos procedimentos de Compras e Licitações Municipais. O curso termina nesta sexta-feira (26.07).

A capacitação conta com a participação de dezenas de funcionários públicos de Prefeituras e Câmaras Municipais dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta.

Durante os cinco dias, os funcionários públicos recebem orientação sobre auditoria de folha de pagamento e compensação previdenciária, e sobre o e-Social na administração municipal. O curso está sendo ministrado pelos professores Jefferson Santos Lima e Milton Botelho da empresa Logus Assessoria e Consultoria Pública.

Jefferson Lima explica que os órgãos de fiscalização na área pública têm sido cada vez mais rigorosos no respeito ao que a lei traz como exigência e na forma com que os processos são executados. “Não adianta que o processo respeite apenas a lei, mas o procedimento também tem que ser correto”, ressaltou, ao explicar que o curso aborda todos os objetivos que têm sido objetos de uma fiscalização mais incisiva.

“Todo trabalho quando é executado respeitando os procedimentos de forma correta, tendo uma sequência lógica, tende a ser um processo mais célere, mais correto, a própria fiscalização fica mais fácil, e aí você tem um risco menor de o município sofrer qualquer tipo de penalidade”, explicou o consultor.

A capacitação também deverá refletir diretamente na economicidade principalmente nas compras públicas. O curso sobre controle interno nas licitações ministrado pelo professor Milton Botelho, orientou principalmente sobre a execução correta dos procedimentos para obter uma compra adequada, dentro das necessidades, gerando economia e fazendo com que a receita seja melhor distribuída para ser aplicada em ações que beneficiem a população.

Para o presidente da Câmara Municipal, Emerson Sais Machado, a capacitação contribui principalmente para preparar melhor os funcionários para a prestação do serviço público. “Através das capacitações os funcionários públicos adquirem mais conhecimento e têm melhores condições para desempenhar suas funções e isso reflete diretamente na prestação de serviço com mais eficiência e agilidade”, pontuou.