Síntese da Sessão Ordinária do dia 03 de março de 2020

Síntese da Sessão Ordinária do dia 03 de março de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (03.03) a quinta Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) voltou a cobrar da Secretaria Municipal de Infraestrutura o cronograma dos trabalhos de recuperação das estradas vicinais e também na cidade, ressaltando a dificuldade que os produtores rurais estão tendo para transportar a sua produção por conta dos problemas das estradas rurais. Disse que vai procurar o secretário de obras ainda nesta terça-feira para tentar resolver o problema de uma ponte danificada no setor Céu Azul.

Vereador Dida Pires (Cidadania) disse que a resposta do secretário de saúde sobre as reivindicações com relação as unidades da cidade e da rural não atendeu aos questionamentos, e voltou a falar do recurso do Pré-sal lembrando que seria interessante ter sido destinado parte do valor para equipe a secretaria de infraestrutura.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) fez cobranças para a Secretaria Municipal de Infraestrutura para recuperar as estradas rurais e as ruas sem asfalto dos bairros citando os problemas identificados no bairro Boa Esperança. Cobrou tapa-buraco para a Avenida Robson Silva, na cidade Alta, a recuperação dos pontos críticos do Jardim das Flores, Setor Norte II, Jardim das Oliveiras e Jardim Universitário. Disse que o índice da educação não está sendo aplicado como deveria e informou que está acompanhamento o andamento dos procedimentos para realização do concurso público da prefeitura e da câmara, mas cobrou celeridade, como também cobrou a adequação das faixas de pedestres, o conserto dos conjuntos semafóricos e acessibilidade na faixa elevada da Escola Vicente Frâncico, no bairro São José Operário.

Vereador Dr. Charles (PSD) comentou sobre as cobranças para recuperação de estradas ao lembrar o período de chuvas intensas que não prejudicam o andamento dos trabalhos. Cobrou equipamentos de segurança para os catadores de lixo, como equipamento de proteção individual, e alertou que os funcionários da coleta estão usando as roupas pessoais ao invés de uniformes e equipamentos de segurança, botina, capacete, avental, óculos. Voltou a cobrar a limpeza das bocas de lobo e a recuperação das estradas rurais.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) parabenizou o Rotary Club por apoiar o Projeto Cuida Bem de Mim que atende crianças carentes do município. Homenageou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Comentou sobre a Audiência Pública para apresentação dos demonstrativos do Relatório de Gestão Fiscal - RGF e do Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO, relativos ao 3º Quadrimestre/2019 realizada pela prefeitura, e cobrou planejamento e prioridades.

Vereador Mendonça (PSC) destacou a construção de uma galeria e bueiros de concreto no Setor Sul, na Comunidade Rio Verde, que serão executados pela Secretaria de Infraestrutura, e enalteceu as obras da gestão municipal principalmente no setor de infraestrutura citando, como exemplo, a construção das pontes de concreto no Setor Leste.

Vereador Demilson Brilho Joias comentou da indicação que fez para a Direção de Trânsito e para a Secretaria de Esportes, reivindicando a revitalização e ampliação das cliclofaixas até o Trevo São Cristóvão. Cobrou também a Secretaria de Esportes para realizar novamente a corrida da liberdade, mas ressaltou que se o poder público não organizar os atletas, que já estão se mobilizando, irão promover o evento. Informou que esteve na Comunidade Rio Verde para acompanhar a construção da galeria pré-moldada e agradeceu o secretário de infraestrutura, Eloi Luiz de Almeida, por atender um pedido seu e ordenar que fosse recuperado no mesmo dia um ponto crítico no Ramal do Mogno, eliminando um atoleiro e cascalhando o local. Disse ainda que no final de semana esteve no bairro Jardim da Araras aonde participou da abertura da Copa Cinquentinha, acompanhou a rodada do campeonato de futebol suíço do bairro Santa Maria e do Ramal do Mogno.

Vereador Lau (PSD) comentou sobre as dificuldades enfrentadas pela prefeitura para manter a recuperação da malha viária por conta do período chuvoso. Destacou a construção de mais de 70 pontes e bueiros realizados nos últimos anos pela prefeitura e desafiou outras gestões a apresentarem números superiores a estes. Citou como exemplo dos trabalhos realizados, a construção e recuperação de pontes na Comunidade Santa Luzia, Segunda Norte, Mundo Novo, Primeira Norte, Comunidade Todos os Santos, a construção de um bueiro na região da Comunidade Rio Verde e a operação tapa-buraco nas vias pavimentadas da cidade.

Vereador Marcos Menin (DEM) informou que solicitou audiência com o governador para os vereadores cobrar a liberação dos recursos destinados para obras de pavimentação asfáltica em Alta Floresta. Agradeceu e parabenizou o senador Jayme Campos por destinar uma emenda de mais de R$ 1 milhão para compra de um ônibus e pavimentação asfáltica.

Vereadora Cida Sicuto (PSDB), líder do Executivo no Legislativo Municipal, apresentou o cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Infraestrutura para a primeira semana do mês de março e destacou a construção de uma ponte no Setor Sul, restauração ponte e bueiro na Pista do Cabeça, recuperação de pontes no setor Céu Azul, Comunidade Bom Fim, recuperação dos Bairros Jardim Renascer e Residencial Universitário, operação tapa-buraco e limpeza de órgãos públicos em vários bairros da cidade.

Vereador Emerson Machado (MDB), presidente do Poder Legislativo, destacou o potencial de crescimento de Alta Floresta e considerou importante o papel do vereador de cobrar, mas também ressaltou a necessidade de mostrar as coisas boas do município para atrair novos investidores. Pediu união dos vereadores por Alta Floresta principalmente em buscar com seus parlamentares estaduais e federais apoio em emendas para o município.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!