Síntese da Sessão Ordinária do dia 05 de maio de 2020

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã desta terça-feira (05.05) a décima quarta Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) demonstrou preocupação em relação a questão das filas principalmente na Caixa Econômica Federal. Criticou a falta de respeito, de responsabilidade da agência pela situação, citando que as pessoas não estão mantendo o distanciamento. Alertando para o risco da transmissão comunitária do coronavírus por conta da aglomeração de pessoas, o vereador cobrou providências do Poder Legislativo.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) citou o registro de um boletim de ocorrência em Alta Floresta contra uma pessoa que não quis usar máscara de proteção em um estabelecimento comercial. Comentou com preocupação a confirmação do segundo caso de Covid-19 em Alta Floresta citando que a pessoa não teria respeitado o isolamento social, inclusive teria participado de atividade coletiva. Sugeriu para a Câmara chamar o comitê de enfrentamento para prestar esclarecimentos sobre este caso. Comentou sobre a atenção com as atividades educacionais no município, destacando a liberação das atividades não presenciais pelo Conselho Nacional de Educação e cobrou do executivo condições para as escolas desenvolverem essas atividades. Disse que cobrou, mas não recebeu informações sobre a alimentação escolar.

Vereadores Dr. Charles (MDB) voltou a demonstrar preocupação com as filas nas agências bancárias e reforçou a importância de manter o distanciamento principalmente em filas. Lamentou a falta de condições enfrentada pelas pessoas que aguardam por muito tempo nas filas para serem atendidas, citando a exposição ao sol, sereno, principalmente gestantes e mulheres com crianças. Disse que o estatuto do idoso e das gestantes não estão sendo respeitados. Também defendeu uma reunião dos vereadores com os gerentes de bancos para buscar uma solução para o problema, que classificou como desumano. Cobrou da secretaria de infraestrutura o aumento do cronograma de coleta de lixo domiciliar e sugeriu que parte do dinheiro que o município recebeu para o enfrentamento da pandemia seja investido na aquisição de equipamentos e insumos para os profissionais de saúde, melhorando as condições de trabalho e a segurança dos mesmos.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) informou que continua fazendo as visitas nas unidades de saúde e que nos próximos dias deverá chegar uma remessa de medicamentos para a farmácia básica do município. Sobre as filas nos bancos, principalmente na Caixa Econômica Federal, sugeriu para os vereadores fazerem uma visita na agencia bancária para conversar com a gerência. Considerou a coleta de lixo doméstico regular, mas demonstrou preocupação com a aproximação do período de estiagem e com o aumento da poeira ao defender a contratação de caminhões pipas para molhagem das ruas para não agravar os problemas respiratórios principalmente em idosos e crianças.

Vereador José Aparecido dos Santos (Cidão - MDB) disse que procurou a secretaria de infraestrutura e pediu um cronograma da molhagem das ruas e foi informado pelo secretário que há um pedido para contratação de seis caminhões.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) parabenizou o deputado Juarez pelos dois milhões destinados ao município e que já estão na conta da prefeitura. Agradeceu a secretaria de infraestrutura por atender seu pedido e patrolar e cascalhar o bairro Jardim Primavera e também fazer a operação tapa-buraco na Rua D. Anunciou que nos próximos dias deve começar o asfalto no bairro Jardim Primavera e que está aguardando a liberação de mais R$ 5 milhões para pavimentação do bairro Boa Nova. Demonstrou preocupação com as filas nos bancos e também defendeu uma ação da câmara para encontrar uma solução que melhore o atendimento da população. Sugeriu que as agências disponibilizem um profissional para auxiliar e orientar as pessoas que estão aguardando na fila.

Vereadora Aparecida Scatambuli Sicuto (PSDB) parabenizou o presidente Emerson Machado pelo ofício enviado para as agências bancárias no início da pandemia cobrando solução para o atendimento das pessoas que estão nas filas. Parabenizou a secretaria de assistência social pela preocupação com a distribuição justa dos alimentos para as famílias carentes.

Vereador Emerson Machado (MDB) lembrou que já fez ofício cobrando das agências bancárias solução para o problema das filas. Sugeriu que as agências bancárias disponibilizem um profissional para atender a população que está na fila, além de disponibilizar máscara e álcool 70% para prevenção e assepsia. Alertou para o risco de transmissão comunitária do coronavírus por conta das longas filas e da aglomeração das pessoas. Concordou em marcar uma reunião dos vereadores com os representantes das agências bancárias para discutir uma solução para o impasse das filas. Destacou que a Câmara tem feito a sua parte, produzindo campanha e material gráfico para orientar a população.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!