Síntese da Sessão Ordinária do dia 11 de fevereiro de 2020

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã desta terça-feira (11), com transmissão ao vivo pela Rádio Web Câmara, a segunda Sessão Ordinária do ano. Além das indicações feitas em plenário reivindicando melhorias para diversas áreas e setores do município, os vereadores também fizeram uso da tribuna para destacar alguns pontos e fazerem novas reivindicações ao Executivo Municipal. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores que usaram a tribuna.

A vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) destacou com preocupação a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), ao relatar que a licitação para compra dos equipamentos ainda não foi realizada pela prefeitura. Cobrou o pagamento do salário dos funcionários da secretaria de saúde e a regularização do repasse ao Consórcio Intermunicipal de Saúde. Questionou a destinação de quase um milhão do Pré-Sal para gasto com a previdência, citando que a despesa já havia sido prevista na Lei Orçamentária Anual e no Plano Plurianual (PPA), e sugeriu que os vereadores debatam melhor o projeto antes da votação.

O vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) reforçou as cobranças ao Executivo Municipal para que atenda as indicações feitas em plenário, alertando para a necessidade de recuperação dos pontos críticos dos bairros. Cobrou a destinação dos R$ 500.000,00 do fundo dos direitos difusos e coletivos para obras de acessibilidade principalmente nas faixas de pedestres e em alguns pontos de calçadas, com dificuldade de passagem principalmente para cadeirantes. Cobrou reparos nas infiltrações das unidades de saúde do município. Comentou as indicações que fez para a área do esporte principalmente para retomar o atletismo e a corrida da liberdade. Comentou sobre a construção da creche do bairro Jardim Imperial citando que a obra está paralisada. Solicitou resposta dos requerimentos aprovados no final de 2019 sobre o processo de seleção das casas populares, citando a publicação do edital de chamamento público para abertura do processo de construção das casas populares, com a licitação marcada para o dia 16 de março.

O vereador Demilson Brilho Joias (PSDB) também cobrou a retomada da corrida da liberdade e das atividades de atletismo. Disse que na próxima sessão irá apresentar uma indicação para que a Secretaria de Infraestrutura possa revitalizar a ciclofaixa das duas avenidas.

O presidente Emerson Machado (MDB) pediu apoio dos vereadores para que os mais de R$ 1,3 milhão recebidos pelo município referente ao repasse do Pré-Sal sejam destinados para obras de pavimentação asfáltica. Salientou a grande necessidade de pavimentação em vários bairros da cidade. Citou as emendas de mais de R$ 600.000,00 para o bairro Jardim Panorama, e mais de R$ 380.000,00 para o Jardim Renascer destinadas pelo senador Jayme Campos, atendendo um pedido seu, a emenda de mais de R$ 2 milhões destinada pelo deputado federal Carlos Bezerra para pavimentação nos bairros Jardim Guaraná e Boa Esperança e os mais de R$ 800.000,00 destinados pelo ex-deputado Victório Galli, para pavimentar ruas do bairro Jardim das Flores, em atendimento a um pedido seu e do vereador Mendonça. O presidente disse também que repasse do Pré-Sal possibilitaria pavimentar bairros como Santa Maria, São José Operário, Jardim Renascer e Jardim Panorama, por exemplo.