Síntese da Sessão Ordinária do dia 15 de setembro de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa - Arquivo

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (15) a vigésima nona Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Valdecir José dos Santos (MDB) falou da ansiedade da sociedade pela definição das candidaturas ao poder executivo e legislativo. Elogiou o prefeito Asiel pela postura de construir amizades e pelo seu legado que deixará com as obras construídas em oito anos e dois mandatos.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) destacou o asfalto da Avenida Operária iniciado no sábado e parabenizou o prefeito por cumprir com a palavra. Destacou o asfalto concluído na Rua Pessegueiro. Comentou que fez contato com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT) que garantiu entregar nesta terça-feira (15) o projeto finalizado para obra de pavimentação do Bairro Boa Nova para liberação e execução do convênio. Citou o andamento das obras de pavimentação do bairro Jardim Primavera.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) informou que a Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal protocolou segunda-feira (14), junto ao Ministério Público Estadual (MPE) a solicitação de auxílio da instituição na fiscalização dos gastos do município com os recursos destinados para a pandemia. Informou que a denúncia foi feita porque a comissão não está conseguindo respostas referentes a prestação de contas. Comentou sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde e sobre a chegada do kit covid para a Farmácia Básica e Unidade de Referência de Síndromes Gripais. Prestou homenagem ao Projeto Ocuparte (Ocupação com Arte) de sua autoria citando que desde a implantação em 2013 já foram atendidas mais de 500 crianças. Agradeceu aos pais e parceiros.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) parabenizou os partidos que já definiram os candidatos. Agradeceu as mães professoras por dedicação com tanta dificuldade, com a inovação da tentativa de educar seus filhos on-line. Criticou o fato de o governo distribuir tabletes para presídios quando poderia distribuir para crianças menos favorecidas que não tem condições para comprar o equipamento. Reclamou da falta de informações da prefeitura sobre os recursos da pandemia.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) citou a reunião virtual marcada para às 14 horas entre a Águas Alta Floresta, o Ministério Público Estadual e os vereadores para tratar sobre a concessão dos serviços de abastecimento de água potável no município. Comentou sobre a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias citando a apresentação das emendas. Destacou o trabalho dos segmentos da cultura do município para aplicação da Lei Aldir Blanc que vai beneficiar os profissionais da área. Cobrou a pintura da sinalização horizontal das ruas e avenidas da cidade. Informou que a conferência municipal de educação que seria realizada este ano para discutir os resultados das ações do Plano Municipal de Educação foi transferida para 2021. Citou que Alta Floresta já recebeu R$ 17.888.290,28 (dezessete milhões, oitocentos e oitenta e oito mil, duzentos e noventa reais e vinte e oito centavos) do Governo Federal referente ao programa de auxílio emergencial para a pandemia, sendo que desse total, R$ 13 milhões foram destinado para livre aplicação. Citou também que o município recebeu outros R$ 4 milhões de emendas parlamentares para o combate a pandemia para investimento nos postos de saúde e cobrou informações sobre os investimentos desses recursos.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!