Síntese da Sessão Ordinária do dia 22 de abril de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa - Arquivo

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã desta quarta-feira (22) a décima segunda Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira cobrou a recuperação dos bairros e o tapa-buraco nas vias pavimentadas. Informou que a emenda da Deputada Federal Rosa Neide (PT) já foi cadastrada. Pediu ajuda dos colegas para a cobrança da agilidade no concurso público citando que há falta de informações das secretarias para a conclusão do edital. Disse que está acompanhando o fornecimento dos alimentos pelas escolas e o trabalho da assistência social, e orientou as pessoas que estejam precisando de alimentos para procurar a direção das escolas e as unidades de CRAS.

Vereador Dr. Charles demonstrou preocupação com a fila nas agências bancárias e pediu para as instituições. Pediu para o presidente da Câmara Municipal convocar os representantes das agências para uma reunião para discutir uma solução que evite a exposição a chuva, sol, e que possam ter onde sentar enquanto esperam para serem atendidas. Também pediu a colaboração das entidades e clubes de serviço. Disse que as agências bancárias não disponibilizam pessoas para orientar os clientes ao distanciamento e não se importam se são idosos ou gestantes, por exemplo. Parabenizou o Sicredi pela colocação de uma tenda grande para acomodar seus clientes. Disse que conversou com o secretário de saúde e pediu para ser destinado 50% do recurso que o município recebeu da união para a compra de equipamento de segurança para os servidores da saúde, principalmente os que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus.

Vereadora Elisa Gomes Machado comentou que esteve no laboratório e confirmou que os atrasos nos exames foram solucionados. Também foi averiguar uma denúncia da falta de medicamento na farmácia básica, mas não conseguiu falar com o farmacêutico. Criticou a falta de material de limpeza na policlínica e nas unidades de saúde. Também informou que está confeccionando e doando máscaras para as agentes comunitárias de saúde. Criticou a falta de funcionário para a limpeza da Unidade Descentralizada de Reabilitação. Alertou para os casos de dengue no município. Disse que irá procurar o secretário de saúde para saber como está a programação para aquisição de medicamentos e sugeriu a compra direta caso a licitação esteja com problemas.

Vereador Dida Pires sugeriu que a Câmara Municipal faça um requerimento convocando o secretário de saúde para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a situação da saúde.

Vereadora Cida Sicuto parabenizou a secretaria de saúde pelo atendimento nas unidades de saúde. Informou que o Executivo Municipal deverá enviar para a Câmara Municipal analisar um projeto de lei que tratará sobre a destinação dos quase R$ 300 mil repassados pelo governo federal para o combate ao Covid-19. Parabenizou ao trabalho da assistência social que está atendendo mais de 500 famílias vulneráveis. Destacou a campanha do CEEDA para ajudar as famílias dos alunos, com alimentos e produtos de higiene e limpeza.

Vereador Emerson Machado informou que protocolou junto ao prefeito Dr. Asiel Bezerra o Projeto de Lei nº 003/2020 aprovado na sexta-feira (17), e disse cobrou do chefe do executivo uma resposta urgente em relação ao posicionamento sobre sanção ou veto. Disse que o prefeito está aguardando o novo decreto do governo do estado e caso o Poder Executivo municipal vete pediu apoio dos vereadores para derrubar o veto para posterior sanção. Também disse que a intenção de se reunir com a Defensoria Pública e Ministério Púbico para trata sobre o assunto e defendeu a flexibilização do comércio. Demonstrou preocupação com as filas nas agências bancárias, mas informou que já enviou ofício cobreando das instituições que adotem medidas de prevenção e atendimento adequado.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!