Síntese da Sessão Ordinária do dia 23 de junho de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (23) a vigésima primeira Sessão Ordinária do ano. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador José Aparecido dos Santos (MDB) reclamou de ter cobrando a implantação de dois quebra-molas em uma via do bairro Boa Nova e não ter sido atendido mesmo com a determinação do prefeito para que o serviço fosse feito. Reclamou da retirada do maquinário da estrada vicinal Terceirinha e cobrou recuperação da estrada do Spiller e da vicinal Segunda Norte.

Vereador Valdecir José dos Santos (MDB) leu passagem bíblica para falar sobre a traição e a covardia das pessoas.

Vereador Silvino Carlos Pires Pereira (PDT) comentou sobre a criação da comissão de assuntos relevantes para fiscalizar os recursos da Covid-19 destacando a expectativa gerada para a fiscalização de outros recursos principalmente para a saúde. Citou a visita que fez nas unidades de saúde frisando que as cobranças de melhorias cobrada não foram atendidas. Cobrou a contratação de tanques para molhar as ruas sem pavimentação. Reclamou da transferência da licitação para contratar caminhões pipas para o dia 3 de julho, citando que a primeira tentativa deu deserta.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) comentou sobre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) ter identificado pendências no projeto de pavimentação do bairro Boa Nova, mas informou que estão sendo adotadas medidas para saná-las. Comentou sobre a cobrança que fez ao deputado Dilmar Dal Bosco sobre os respiradores para o Hospital Regional, dois a três resfriadores de leite para atender comunidades rurais, citando que inclusive já deveriam ter sido entregues e disse que vai continuar cobrando os deputados Juarez Costa e Dilmar Dal Bosco, e o senador Jayme Campos por mais emendas para Alta Floresta.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) comentou sobre as indicações que não são respondidas. Comentou sobre a ida até a Secretaria de Infraestrutura para conversar com o secretário sobre molhagem das ruas, citando a demora na realização da licitação para contratação dos caminhões pipas. Questionou a demora para realizar o teste com o anti-pó e foi informada pelo secretário que o produto será aplicado em três ruas como experimento. Disse que a base usada para o anti-pó poderia ser usada para pavimentação. Sugeriu usar o valor gasto com a contratação do maquinário para aplicação do produto em pavimentação. Citou a demora para fazer a licitação para compra de medicamentos. Cobrou planejamento. Comentou sobre a Comissão de Assuntos Relevantes criada pela Câmara para fiscalizar os recursos da Covid-19, citando a disponibilidade de aproximadamente R$ 9 milhões para o município, mas, no entanto, questionou a falta de equipamento de proteção individual para os profissionais de saúde. Informou que as reuniões da comissão acontecerão toda sexta-feira.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) fez um breve comentário da sua trajetória citando o início na vida pública. Disse que tem atendido pessoas com a Covid-19 nos postos de saúde, mas não sabe se o paciente foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde. Comentou que o caso da pessoa com sintomas do novo coronavírus atendido esta semana não é do município de Alta Floresta. Alertou para a transmissão comunitária em Alta Floresta. Reclamou de não ter sido atendido pela administração em suas reivindicações.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) disse que todos os setores da prefeitura são ineficientes. Citou o Jardim das Flores, e os Setores Norte 2 e Norte 3 para cobrar a recuperação das ruas sem pavimentação principalmente o problema da poeira. Criticou a suspensão da chamada pública para agricultura familiar. Cobrou planejamento da administração ao comentar a necessidade de obras de pavimentação asfáltica. Informou que a Comissão de Assuntos Relevantes iniciou os trabalhos na sexta-feira (19), citando a destinação dos recursos para o município e o trabalho de levantamento para identificar o que já foi gasto. Também comentou que a comissão convocou o prefeito e secretários para a próxima reunião. Citou a criação de uma página no site oficial da Câmara Municipal para a publicação dos trabalhos da comissão.

Vereador Emerson Machado (MDB) comentou sobre a pavimentação no Jardim Guaraná e Boa Esperança, inclusive com calçada, destacando o compromisso do deputado federal Carlos Bezerra (MDB). Defendeu que a prefeitura atenda todos os vereadores, citando que os edis fazem cobranças em benefício da população. Afirmou ser contra o fechamento do comércio lembrando que o lockdown provocaria demissões. Sugeriu colocar os agentes de trânsito e os atiradores do Tiro de Guerra como apoio da equipe de fiscalização. Defendeu os cuidados contra a pandemia. Cobrou solução para o problema da poeira.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!