Síntese da Sessão Ordinária do dia 29 de setembro de 2020

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa - Arquivo

A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou na manhã de terça-feira (29) a trigésima primeira Sessão Ordinária de 2020. Confira a síntese do pronunciamento dos vereadores.

Vereador Charles Miranda Medeiros (MDB) parabenizou as pessoas que estavam presentes acompanhando a Sessão Ordinária, mas lamentou a ausência de público ao cobrar maior participação da sociedade nos trabalhos da Câmara Municipal, e destacou a importância de a população levar os problemas do município para o legislativo para que os vereadores possam cobrar do Executivo as soluções adequadas. Repudiou a publicação de matéria sobre a situação econômica dos candidatos.

Vereador Marcos Roberto Menin (MDB) informou que esteve em Cuiabá na segunda-feira (28) onde participou de algumas reuniões, sendo uma delas com a assessorai do deputado estadual Dilmar Dal Bosco para resolver o problema da liberação da emenda para o banco de cadeira de rodas do Rotary Club, sendo entregue a documentação no mesmo dia. Disse ainda que esteve na Secretaria de Estado de Infraestrutura onde conversou com o secretário Marcelo Padeiro e cobrou a aprovação do projeto de pavimentação do Boa Nova. Disse que o secretário pediu prazo até quinta-feira para resolver a pendencia e aprovar o projeto e publicar a decisão para que a prefeitura possa fazer a licitação. Destacou que o recurso está garantido e a obra será executada em 2021 devido ao período eleitoral, que proíbe esse tipo de obra nesta época e o período chuvoso. Desejou que a eleição seja limpa e pautada em propostas e serviço prestado.

Vereador Valdecir José dos Santos (MDB) criticou a falta de água potável nas residências. Rechaçou a tentativa de denegrir a imagem dos vereadores. Destacou a expansão da construção civil e a geração e emprego no município, e as obras da atual gestão citando a pavimentação em todos os bairros.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) informou a Comissão de Assuntos Relevantes deliberou alguns assuntos na reunião realizada na sexta-feira (25) e encaminhou ofício para o Departamento Financeiro da prefeitura, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde solicitando os relatórios das prestações de contas para verificação da aplicação dos quase R$ 18 milhões que Alta Floresta recebeu neste período de pandemia. Homenageou os idosos.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) disse que está acompanhando a estruturação da lei do idosos. Reforçou a cobrança da acessibilidade nas faixas de pedestres. Sobre os prazos para o município se manifestar a respeito da convecção de água e esgoto no município, disse que o departamento de engenharia da prefeitura manifestou pela inviabilidade do aprofundamento do reservatório devido o risco de atingir o lençol freático e elevar o peso da barragem levando em consideração a aproximação com a rodovia MT-208. Disse que o departamento de engenharia sugeriu a construção de um reservatório ao lado do atual. Informou que os demais prazos vencem nesta quarta-feira (30). Considerou importante o acompanhamento da discussão sobre o plano de resíduos sólidos do Estado. Sobre a educação citou dois assuntos: a regulamentação sobre o uso do transporte escolar e o seminário que acontecerá no dia 23 de outubro. Frisou a dificuldade da Comissão de Assuntos Relevantes para obter acesso aos documentos referente a aplicação financeira dos recursos recebidos durante a pandemia.

Vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB) parabenizou a equipe de pavimentação asfáltica da Secretaria de Infraestrutura por estar trabalhando também aos sábados e domingos. Cobrou da assessoria jurídica da prefeitura mais agilidade com a regularização urbana. Cobrou o retorno das cirurgias eletivas.

Vereador José Aparecido dos Santos (MDB) destacou a garantia do recurso para pavimentação do Bairro Boa Nova e desejou que a eleição seja limpa e de propostas.

Vereador Oslen Dias dos Santos (PSDB) desejou boa sorte a todos os candidatos a vereadores e candidatos a prefeitos. Pediu que seja uma eleição limpa, com proposta de trabalho.

Vereador Emerson Sais Machado (MDB) desejou sucesso aos candidatos ao cargo de vereador e prefeito. Comentou que a próxima gestão deverá priorizar, entre outras ações, obras de pavimentação. Destacou e agradeceu o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) por destinar a emenda parlamentar que garantiu a pavimentação total do Bairro Jardim Guaraná e parte do Bairro Boa Esperança. Agradeceu o senador Jayme Campos por destinar emenda para obra de pavimentação no Bairro Jardim Panorama e Jardim Renascer. Voltou a defender a duplicação da entrada da cidade com a construção de viadutos e uma nova pavimentação para a Perimetral Rogério Silva.

Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!