Síntese do pronunciamento dos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira (12.11)

Síntese do pronunciamento dos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira (12.11)

Foto por:Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Acompanhe a síntese dos principais assuntos abordados pelos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 12 de novembro de 2019.

Vereador Lau (PSD) falou sobre o quarto estradeiro da integração que saiu de Alta Floresta na manhã de quarta-feira (06.11) em direção ao porto de Miritituba em Itaituba – PA e parabenizou o prefeito Asiel que idealizou o evento para cobrar a pavimentação da BR-163, com o propósito de garantir melhorias na logística de transporte para escoação da produção de Alta Floresta e região. Disse que os políticos não dão condições para os produtores tirar a produção das suas propriedades. Enalteceu o relatório do primeiro estradeiro entregue pelo prefeito Asiel ao presidente Michel Temer à época, que assumiu o compromisso de pavimentar a BR-163 com e hoje restam aproximadamente 3,5 mil metros para concluir o asfalto até Miritituba. O trecho, segundo o vereador, está compactado, imprimado, faltando apenas colocar a pedra. Destacou a participação dos prefeitos de Nova Bandeirantes, Apiacás, Guarantã do Norte e Novo Mundo e a reunião em Itaituba com representantes da CDL, empresários, políticos e sindicato rural. E anunciou que o prefeito Asiel está mobilizando um novo estradeiro na rota que liga Alta Floresta a Juara e Juína.

Vereadora Cida Sicuto (PSDB) destacou a importância do estradeiro citando a sua participação nas quatro edições, lembrando da dificuldade nas primeiras edições por conta da estrada ruim, com atoleiro, buracos, e as conquistas de quatro anos depois está praticamente tudo asfaltado. Disse estar feliz porque a obra está terminando. Disse que a luta deve continuar com as cobranças para os representantes estaduais da pavimentação da MT-419 e MT-208 interligando com a BR-163, inclusive a construção da ponte sobre Teles Pires. Ressaltou a participação dos prefeitos da região Apiacás, Novo Mundo, Guarantã, Nova Bandeirantes. Cida também destacou a Campanha Outubro Roda da Secretaria de Saúde que atendeu várias pessoas, e incentivou a divulgação da Campanha Novembro Azul que está acontecendo nos postos de saúde. Elogiou a Feira da Comunidade Guadalupe dos pequenos produtores.

Vereador Luiz Carlos (MDB) criticou novamente a empresa Águas Alta Floresta relatando que a empresa não tem responsável técnico para prestar esclarecimentos aos consumidores. Solicitou informação junto ao CREA e foi informado que a empresa está sem responsável técnico desde março de 2019. O vereador reforçou as críticas dizendo que a empresa está ilegal. Parabenizou a equipe de pavimentação da prefeitura pelas obras realizadas em Alta Floresta e ao prefeito Asiel.

Vereador Marcos Menin (DEM) destacou o estradeiro da integração por conseguir obter resultado positivo com a pavimentação da BR-163. Ressaltou a secretaria de obra pela pavimentação da Avenida Brasil e cascalhamento da Avenida Alta Floresta, ambas localizadas no bairro Jardim Primavera. Citou o serviço de roçagem da Politec feito pela equipe do José João da Sinfra e cobrou a roçagem da creche do Bairro Bom Pastor.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) falou sobre o pedágio citando que a luta das comunidades rurais tem sido importante para que o pedágio será construído no local definido em 2017, na audiência, e disse que as discussões avançaram em reunião na segunda-feira, com o prefeito e o promotor Luciano, ficando para o dia 21 ou 22 de novembro uma nova reunião com representantes das AGE-MT, do Governo e do Consórcio Via Brasil onde deverá ser definido definitivamente o local de construção da praça de pedágio. Disse que a saúde municipal está precária citando as vistas nas unidades de saúde da rural e disse que está elaborando um documento com os resultados dessas visitas para protocolar junto ao Ministério Público Estadual. Relatou ter verificado problemas de insalubridade, infiltração, pintura antiga e cobrou concertos nas unidades urbanas.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) cobrou a limpeza das obras públicas, citando a creche do Jardim Imperial, Escola do Bom Pastor, UPA, pista de caminhada da cidade alta, e lembrou que o município aplica a lei de limpeza exigindo que a população mantenha os quintais limpos, mas não faz a sua parte deixando os espaços públicos sujos. Disse que está acompanhando a situação do pedágio e espera que aconteça a reunião com o MPE e sugeriu a assinatura de um TAC para resolver o problema. Disse ainda que acompanhou a reunião sobre o transporte escolar no conselho municipal de educação e sugeriu o zoneamento para avaliar o custo do transporte no município. Sobre a empresa Águas Alta Floresta disse que a concessionária excedeu três dos prazos definidos em audiência com o MPE, citando a indefinição para a indicação do fiscal de contrato e a proposta de captação de água que deveria ter sido apresentada até o dia 10 de novembro.

Vereador Mendonça (PSC) falou sobre as obras realizadas, mas destacou a necessidade de novos equipamentos para que a secretaria de infraestrutura consiga realizar os trabalhos necessários e comentou sobre o crescimento da construção civil no município citando o desenvolvimento de Alta Floresta como principal atrativo para novos investimentos.

Vereador Dida Pires (Cidadania) falou sobre o projeto de regularização urbana, citando a discussão com o judiciário e MPE, com o objetivo de regularizar todas as áreas consolidadas até 2016 e destacou a sua emenda alertando o prefeito para obedecer aos critérios das áreas que estão respeitando o objetivo do o comodato para que sejam regularizadas.

Vereador Emerson Machado (MDB) esclareceu sobre o caminhão cedido de graça para a prefeitura citando que na época da seca, por conta da poeira, a prefeitura pediu o seu caminhão e num ato de querer ajudar a amenizar o problema da população ele cedeu o caminhão. Disse que não pediu para colocar e não quer pneus novos. “O meu erro foi de arrumar o caminhão para ajudar?”, disse. “Quero o caminhão do jeito que estava”, afirmou em tribuna. O presidente disse ainda que recebeu ligação de Brasília em que foi informado acerca da possibilidade de liberação de recurso na ordem de mais de R$ 5 milhões, restando apenas o projeto para ele encaminhar.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!