Síntese do pronunciamento dos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira (19.11)

Síntese do pronunciamento dos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira (19.11)

Foto por:Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Acompanhe a síntese dos principais assuntos abordados pelos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 12 de novembro de 2019.

Vereador Tuti (PSDB) demonstrou alegria com a conclusão do asfalto comunitário no bairro Jardim Araras e Sol Nascente, inclusive com a construção de meio-fio em andamento e o retorno do asfalto na Rua Açucena, na Cidade Alta e a conclusão da pavimentação da Rua EG. Enalteceu o envolvimento de comunidade e da parceria da prefeitura, sendo que 80% da obra foi custeada pelos moradores. Parabenizou pelo asfalto realizado nos bairros Boa Nova e Jardim Primavera, totalizando na sua conta aproximadamente 60 mil metros quadrados de asfalto em 2019. Agradeceu o secretário de Infraestrutura, Eloi Luiz de Almeida, por estar construindo um bueiro na vicinal Quinta Oeste, na Comunidade Guadalupe e pelas melhorias na comunidade Monte Alegre, mas demonstrou preocupação com a falta de maquinário para atender a demanda, principalmente dos bairros e da zona rural. Cobrou do executivo prioridade para a Secretaria de Infraestrutura.

 Vereador Luiz Carlos (MDB) criticou mais uma vez a Energisa e a Águas Alta Floresta. Sobre a concessionária de energia relatou a falta de manutenção e suporte e criticou as constantes quedas de energia no município, lembrando que no último episódio as propriedades próximas ao Boa Nova ficaram aproximadamente 20 horas sem energia elétrica abrindo precedente para pessoas particulares cobrarem R$ 200,00 por família para fazer a religação. Orientou as 6 famílias a denunciar a concessionária ao Procon. Sobre a concessão de águas e esgoto, o vereador pediu um ultimato definitivo para o problema de abastecimento de água no município. Encerrando o pronunciamento pediu para a líder do prefeito, vereador Cida Sicuto, uma cópia do contrato da empresa que está fazendo serviço de transporte urbano.

Vereador Marcos Menin (DEM) iniciou o pronunciamento comunicando a sua recondução à condição de presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária em função da desistência do vereador Luiz Carlos de Queiroz (MDB), comunicou aos vereadores a tramitação na comissão do Projeto de Lei nº 2.012/2019 que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 alertando para o encerramento do prazo de apresentação de emendas no dia 30 de novembro. Na sequência, parabenizou a exposição de carros antigos realizado no último final de semana. Agradeceu ao servidor José João e ao secretário Eloi Luiz de Almeida por atenderem os pedidos de limpeza e roçagem dos parques públicos e disse ser necessário realizar uma força tarefa para atender as principais demandas, como a recuperação de estradas e pontes. Disse que nesta terça-feira irá com o secretário de Infraestrutura até a vicinal Quarta Leste para verificar a recuperação de um ponto crítico próximo ao sitio do senhor Joaquim. Encerrando o pronunciamento, Menin comunicou os vereadores que no dia 22, sexta-feira, o deputado Juarez estará em Alta Floresta. “Está sendo bem atuante, conseguiu várias emendas e acredito que virá com notícias boas”, disse.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) situou a preocupação com o setor de saúde do município e defendeu a realização de concurso público. Também cobrou a reabertura da farmácia básica da rodoviária e comentou a reunião com o prefeito Asiel Bezerra na segunda-feira (18.11), onde tratou sobre os problemas das unidades de saúde da zona rural principalmente, citando o fechamento da unidade de saúde da Comunidade Nova Aliança. Na sequência defendeu a valorização salarial dos médicos defendendo a incorporação da verba indenizatória ao salário. Concluiu dizendo que está visitando e fotografando as unidades e irá passar a situação para o prefeito, Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) falou sobre a praça de pedágio ressaltando que os moradores das vicinais Terceira Leste, Quarta Leste, Quinta Leste e Ramal do Mogno não têm problemas com o pagamento, mas sim com o cumprimento do que foi decidido em audiência pública. Informou que nesta terça-feira haverá uma panfletagem para ajudar a população entender a situação e na sexta-feira (22.11) haverá uma reunião, às 14 horas, com o Ministério Público Estadual (MPE), Consórcio e os moradores. Disse que também na sexta-feira irá iniciar a fiscalização das patrulhas agrícolas do município através da participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Sobre as unidades básicas de saúde destacou de fato tem algumas obras inauguradas a pouco tempo já apresentarem problemas, como a UBS do Jardim Guaraná que está com a pintura descascada e mofo na parte interna. Criticou o lançamento de um novo processo seletivo para contratação de profissionais da educação que já resultou em multa de quase R$ 11 mil para o prefeito. Cobrou o conserto do bueiro da Vicinal Quinta Oeste.

 Vereador Mendonça (PSC) pontuou sobre as casas populares demonstrando preocupação citando que as pessoas que já levaram a documentação pelo menos duas vezes agora terão que levar de novo. Também demonstrou preocupação com os comentários de que haveria distribuição de senha dos lotes e se manifestou contrário a esta prática cobrando o envolvimento dos vereadores na fiscalização deste processo. Criticou a retirada do domínio do Secretário de Infraestrutura de serviços como a limpeza de ruas, operação tapa-buraco, urbanismo, citando o andamento das ações enquanto as equipes eram coordenadas pelo secretário Eloi Luiz de Almeida.

Vereador Dida Pires (Cidadania) comentou sobre o projeto que visa criar um loteamento social no município citando que o departamento habitacional da prefeitura já havia feito uma seleção e emitido a documentação para Brasília e Caixa Econômica, com a intenção de conseguir as 412 casas populares, mas o projeto não aconteceu, e aproveitou para sugerir que seja feito um pedido para o deputado Juarez Costa, que estará em Alta Floresta, para interceder junto ao Governo Federal na tentativa de viabilizar o projeto. Disse também que como membro da Comissão de Obras, Viação e Urbanismo irá apresentar uma emenda visando assegurar que o loteamento tenha a infraestrutura básica, citando que o loteamento ainda não tem ruas nem água tratada. Disse que na emenda terá proibição de distribuição de senhas e pediu para o presidente da Câmara requisitar da Secretaria de Assistência Social a relação das pessoas que já foram selecionadas anteriormente. Disse ser a favor, mas que haja critérios para a distribuição das casas e defendeu o acompanhamento dos vereadores. Criticou a Águas Alta Floresta por haver racionamento de água potável nas residências em pleno período chuvoso.

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!