Síntese do pronunciamento dos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira (26.11)

Síntese do pronunciamento dos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira (26.11)

Foto por: Lindomar Leal/Assessoria de Imprensa

Acompanhe a síntese dos principais assuntos abordados pelos vereadores na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 26 de novembro de 2019.

Vereadora Cida (PSDB) parabenizou a caminhada Passos que Salvam, a realização da comemoração dos Pioneiros na Praça Cívica realizada pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde pela entrega de dois veículos para a Vigilância Epidemiológica e por finalizar a campanha novembro azul com atividades nos postos de saúde. Aproveitou para anunciar que neste sábado (30/11) acontecerá a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo e ressaltou a inauguração da nova sede do Conselho Municipal de Educação ocorrida na segunda-feira (25/11). Parabenizou a Associação do Laço Livre pela festa de entrega da premiação do 12º Laço Livre. Finalizando o pronunciamento, informou que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura está fazendo o possível para recuperar pontes e bueiros e parabenizou a Escola Ágape pelo evento de encerramento das atividades no ano realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

Vereador Marcos Menin (DEM) agradeceu a Secretaria Municipal de Infraestrutura na pessoa do secretário Eloi e o do servidor Biriba pela recuperação de um ponto crítico localizado na Vicinal Quarta Leste garantindo o direito de ir e vir dos moradores. Agradeceu também a equipe do Zé João e do Biriba pela limpeza do campo, do estacionamento e poda de árvores na Associação do de Moradores do Bairro Santa Maria e a limpeza da creche do Bairro Bom Pastor. Disse ainda que o deputado Juarez Costa adiou a vinda ao município por motivo de força maior, mas irá marcar uma nova. Parabenizou a comunidade Santa Catarina pela Missa dos Pioneiros. Encerrando o pronunciamento sugeriu que os vereadores se reúnam com maior frequência para discutir principalmente sobre as demandas que deverão ser levadas para o executivo, visto que o secretário pediu a compreensão dos vereadores para questões emergenciais neste período chuvoso devido à falta de maquinário para atender a demanda.

Vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) parabenizou a escola de artes Ágape pelo trabalho que vem fazendo na área de dança e música no município, os organizadores da Caminhada Passos que Salvam e homenageou os pioneiros, citando a lei de sua autoria que instituiu em 2007 o Dia do Pioneiro para homenagear as pessoas que desbravaram Alta Floresta. Enalteceu o Dia mundial de combate a não violência contra a mulher, dia 25 de novembro, citando a lei que instituiu em 2018 a semana da não violência contra a mulher, e citou que a cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil. Lembrou que o conselho da mulher vai definir a programação para refletir a partir da semana que vem sobre a violência contra mulher, e defendeu a criação de políticas públicas para minimizar a violência contra as mulheres. Comunicou que na quarta-feira retomaria as visitas nas unidades de saúde da zona rural, com o propósito de fazer o levantamento, documentando a situação de cada unidade para passar para o prefeito, Ministério Público Estadual (MPE-MT) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT). Disse que recebe todos os dias reclamações de várias áreas e citou a dificuldade de transporte para a fisioterapia e da terceira idade. Concluiu dizendo que foi informada e procurou a Secretária de Educação por haver 50 sacos de cimento e 30 sacos de cal na creche Laura Vicuña estragando por não serem utilizados e cobrou uma solução para o problema.

Vereador Mequiel Zacarias Ferreira (PT) elogiou a Caminhada Passos que Salvam, destacou a nova sede do Conselho Municipal de Educação, parabenizou as ações do Novembro Azul enaltecendo o empenho das enfermeiras e as ações no dia da consciência negra destacando principalmente as atividades no IFMT e nas escolas. Também parabenizou o evento dos pioneiros e comentou sobre o dia do fim da violência contra a mulher destacando a importância da denúncia. Disse que esteve na segunda-feira com o promotor Luciano para tratar sobre a Águas Alta Floresta e está guardando a definição da empresa que irá fazer a consultoria de revisão do contrato. Comentou sobre o cancelamento da reunião que iria discutir sobre o local da Praça de Pedágio e informou que caso não haja manifestação do consórcio o MPE irá noticiar agendando uma nova data para a audiência. Comento que iniciou na quinta-feira e sexta-feira (21 e 22/11) o acompanhamento dos trabalhos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em relação às patrulhas mecanizadas e em duas visitas que acompanhou pode observar que as patrulhas não têm sido adequadamente utilizadas ou conservadas e não estão sendo bem cuidadas. Cobrou a criação de um centro de zoonoses ao citar o crescente número de animais nas ruas. Comentou sobre o teste seletivo da educação que está em andamento citando que há uma decisão recente do TCE/MT determinando que o município realize o concurso público em 120 dias.

Vereador Mendonça (PSC) destacou a solicitação do prefeito em usar a tribuna para prestar contas das ações para a Câmara e para a sociedade dando oportunidade aos vereadores para fazerem questionamentos. Disse não acreditar na execução de programa habitacional nesta gestão por conta da burocracia, apesar de o município estar fazendo a sua parte. Agradeceu ao secretário de infraestrutura Eloi Luiz de Almeida pela construção da ponte no bairro Cidade Bela e citou que ainda há algumas melhorias para serem feitas no local, como a pista de caminhada e a ciclovia. Enalteceu a construção do Centro Especializado em Reabilitação citando que será a maior obra de Mato Grosso.

Vereador Emerson Machado (MDB) pediu o apoio dos vereadores para cobrar do executivo municipal que transforme os agentes de arrecadação em Guardas de Trânsito, podendo, com isso, cuidar dos bens públicos além de fazerem a fiscalização do trânsito. Disse que conversou com o secretário de Saúde, Marcelo de Alécio Costa, sobre os medicamentos nos postos de saúde e o secretário informou que não pode deixar os medicamentos sem que haja a permanência de médico, mas comunicou que toda semana o profissional vai para a zona rural e leva a medicação.  Disse que pediu ao secretário para manter pelo menos a medicação básica nas unidades de saúde, aquelas que não necessitam de prescrição médica. Destacou os avanços no setor de saúde do município enaltecendo a construção das unidades de saúde nova e do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Alta Floresta, sempre ao seu lado!