Vereador Adelson homenageia professora e escritora mirim com Moção de Congratulação

Foto por: Lindomar Leal / Assessoria de Imprensa CMAF

O vereador Adelson Servidor (PDT) entregou na manhã de segunda-feira (26), na Biblioteca Municipal Rui Ramos as Moções de Congratulações para a professora Maria Dirce dos Santos e para a escritora mirim Stella Sousa Marques.

A Moção de Congratulação aprovada pelos vereadores na sessão ordinária do dia 13 de junho teve como objetivo reconhecer o Projeto de Leitura e Escrita desenvolvido pela professora Maria Dirce em 2022, na Escola Estadual Professora Marines de Fátima Sá Teixeira, com os alunos da turma do 3º ano do Ensino Fundamental, e homenagear a aluna Stella Sousa Marques, de 9 anos, pelo Livro “Fábulas Encantadoras”, publicado pela escola a partir do projeto da professora Dirce.

O vereador Adelson parabenizou a professora e a escritora mirim, e enfatizou a importância de o vereador participar da sociedade em todos os níveis, principalmente apoiando as ações na educação e na cultura.

"Hoje é um dia especial na vida da Stella e dos pais dela e da coordenadora Dirce. Nada mais justo que cumprirmos com a nossa obrigação de reconhecimento e valorização da nossa cultura, da nossa arte, dos nossos talentos afins de que também possa motivá-la a escrever mais livros", disse o vereador Adelson.

A mãe de Stella, a professora Elisangela Sousa, parabenizou e agradeceu a professora Maria Dirce por dar a estabilidade emocional tanto para sua filha como para os alunos desenvolver suas habilidades em sala de aula, e agradeceu o vereador Adelson pela homenagem.

"O vereador Adelson Servidor nos honra nesta manhã. Primeiro a gratidão é a Deus, segundo lugar a você que foi o autor desta moção, minha gratidão. Meu coração é só gratidão, a minha alegria é dupla por ser mãe e ver minha filha se desenvolvendo e por ser educadora há 15 anos efetiva pelo Estado de Mato Grosso", disse.

Muito emocionado, Clodoaldo Marques, pai da escritora Stella, parabenizou a filha. "Tenho muito orgulho da minha filha, parabéns Stella, eu te amo muito", declarou.

A professora Maria Dirce contou que o Projeto de Leitura e Escrita deveria ter resultado em vários livros, que seriam escritos pelos alunos, mas a pandemia do novo coronavírus prejudicou o desenvolvimento das atividades por conta do distanciamento social que afastou os alunos por dois anos da sala de aula. A professora ressaltou ainda que foi no retorno às aulas que a aluna Stella se destacou com os textos e seu talento motivando a escola a publicar o Livro Fábulas Encantadoras.

"Os alunos ficaram dois anos fora da escola, então, quando retornaram identificamos que tinha muita defasagem, aí o sonho [do livro] ficou adormecido, mas nós continuamos trabalhando e vendo o potencial da Stella, que levava os textos e apresentava para os colegas os desenhos, então, nós conversamos na escola e decidimos publicar o livro dela”, ressaltou Maria Dirce. “Agradeço ao vereador por esta homenagem a gente se sente lisonjeada por ser valorizada, por ser incentivada", acrescentou.

A secretária Elisa Gomes Machado enalteceu a escolha do vereador pela Biblioteca Municipal para receber o evento de homenagem da professora e da escritora mirim. "Isso mostra o tamanho reconhecimento que o senhor tem para com a cultura, para com a literatura, gratidão por isso", disse a Secretária ao afirmar estar honrada em receber a escritora Stella na biblioteca.

O prefeito Valdemar Gamba parabenizou o vereador Adelson pela iniciativa, a professora Maria Dirce por desenvolver o projeto e a escritora Stella pelo potencial. "Tem muita gente com grande potencial, mas falta oportunidade, e a Stella tem todo esse potencial, e graças a Deus tem um pai e uma mãe que estão dando esta oportunidade para ela desenvolver este potencial", disse o Prefeito.

A vereadora Ilmarli Teixeira e o vereador Zé Eskiva participaram do evento.