Vereador Adelson Servidor adere ao projeto de transformar a Agência Regional do Trabalho em Gerência Regional de Trabalho e Emprego

Edemar Luiz Savariz

Assessoria

Procurando sempre o melhor para a população de Alta Floresta, o vereador Adelson Servidor, protocolou na 8ª Subseção da OAB de Alta Floresta, ofício solicitando apoio desta entidade na luta para transformar a Agência Regional do Trabalho e Emprego em Sinop-MT, para Gerência Regional de Trabalho e Emprego.

Para o vereador, é de suma importância esta elevação. “Mato Grosso é um estado geograficamente grande e conta com auditores fiscais somente na Gerência de Trabalho e Emprego de Rondonópolis e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Cuiabá, cidades com 1000 e 800 quilômetros respectivamente, tornando os trabalhos de fiscalização prejudicados devido a distância”, disse o vereador.

O vereador Adelson ressalta que em muitas denúncias, pela falta de auditores fiscais, não são atendidas. “A falta de auditores fiscais prejudica toda a região norte de Mato Grosso. Em muitos casos, as denúncias feitas são prejudicadas pela falta deste profissional. Neste sentido, todas as cidades que compõem a regional de Sinop sofrem com esta problemática”, enfatiza Adelson.

“Estamos reforçando o pedido do Ministério Público do Trabalho da 23ª Região e da 6ª Subseção da OAB de Sinop, que encaminharam ofícios ao Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília solicitando esta elevação na unidade de Sinop, também para que já no próximo concurso possa ter os auditores fiscais nesta Gerência Regional”, complementa o vereador.

Adelson destaca a importância da mobilização de todas as cidades do norte de Mato Grosso nesta cobrança ao Ministério do Trabalho e Emprego. “O norte de Mato Grosso é a região que mais cresce no Brasil, tanto no sentido populacional como na economia, desta forma, todas as cidades devem aderir a esta causa. Solicitamos as Subseções da OAB, aos Ministérios Públicos do Trabalho de cada município que compõem a regional de Sinop que façam este pedido. Se unirmos força seremos mais fortes e desta forma, uma mobilização regional é sem dúvidas, uma ideia de sensibilizar o Ministério do Trabalho e Emprego para que este pedido seja atendido”, conclama Adelson

O que compete ao auditor fiscal, ele como principal função fiscalizar e garantir o cumprimento das normas trabalhistas e previdenciárias, buscando assegurar um ambiente saudável e justo para o trabalhador. Além disso, ele também pode atuar em atividades como orientação e educação em relação às normas, bem como em processos de mediação e conciliação entre empresas e trabalhadores.