Vereador Adelson Servidor cobra explicações da Águas de Alta Floresta sobre a qualidade da água

Através de ofício encaminhado a empresa e lido na tribuna da Câmara Municipal, vereador Adelson Servidor, cobra plano de ação da empresa Igua Saneamento

Foto por: Edemar Savariz / Assessor Parlamentar

Edemar Luiz Savariz

Assessoria

O vereador Adelson Servidor, durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, informou que encaminhou ofício á Igua Saneamento, Águas de Alta Floresta, solicitando explicações da empresa em razão das constantes reclamações a respeito da qualidade da água.

Segundo o vereador, as constantes reclamações são que a água em diversos bairros da cidade está chegando barrenta e com gosto forte não agradável. “Diversas pessoas nos procuraram no gabinete para informar que a água que estava chegando a sua casa está inadequada para o consumo. Em bairros como o Boa Nova, Jardim Araras, Cidade Bela, entre outros, a águas está com a cor de barro, sendo que as reclamações que chegam, que esta água não serve nem para limpar a casa”, disse o vereador.

Através do ofício 041/2023 do gabinete do vereador, Adelson cobra da empresa as seguintes explicações:

a)     Tem este ofício a finalidade de verificar junto a esta digna empresa quais são as medidas que estão sendo adotadas para resolver em definitivo os problemas enfrentados pela população?

b)     Esta empresa tem estudos, ou projetos, para captação de água em outros rios, principalmente do Rio Teles Pires?

c)     Com a implantação de novos bairros em Alta Floresta, quais são os procedimentos de expansão do fornecimento de água, bem como, estudos futuros para garantir à população de Alta Floresta uma água de qualidade?

d)     Os bairros mais distantes, por exemplo: Jardim Araras, Boa Nova, Jardim das Flores, Cidade Bela, entre outros mais distantes, são os que tem mais reclamações sobre a qualidade da água, quando não está barrenta, tem gosto forte não agradável. Desta forma, por se tratar de reclamações antigas que já vem de outros anos, indagamos se há um prazo estipulado por esta empresa para a solução em definitivo dos problemas?

e)     Quanto a questão do esgoto, quais são as medidas que a empresa está tomando para oferecer este serviço aos novos bairros de Alta Floresta?

“Como foi citado na tribuna, e também no ofício encaminhado a empresa, este problema ocorre em nossa cidade há diversos anos e, podemos relatar que no ano de 2019 houve uma audiência pública na Câmara de Vereadores, convocada pelo promotor de justiça Luciano Martins Silva para discutir sobre soluções para os problemas com o abastecimento de água potável e a coleta de esgoto no perímetro urbano do município. Esta empresa, naquela época, se comprometeu a realizar estudos para nova captação de água oferecida aos moradores e revisão do contrato firmado com o município em 2002”, relata o vereador.

Adelson cobra da empresa uma solução definitiva deste problema, uma vez que todos os anos este mesmo problema ocorre em nossa cidade. “Alta Floresta na atualidade é uma das cidades que mais crescem no Mato Grosso, e porque não dizer do nosso País, desta forma, todos os anos surgem novos bairros e o crescimento é visível, desta forma, também cobramos da empresa um plano de expansão da rede de água e esgoto e também estudos para captação de água em outros rios, sendo de indicativa o Rio Teles Pires”, finaliza.