Vereador Adelson Servidor visita Agência Regional do Trabalho e Emprego e Gerência do INSS

Visita do vereador foi para buscar informações sobre a Agência e a possibilidade de transformar em Gerência Regional do Trabalho e Emprego. Na Gerência do INSS, Adelson busca uma solução para os principais problemas e enfrentados pelo órgão, principalmente a fila de espera para Perícia Médica.

Edemar Luiz Savariz

Assessoria

O vereador Adelson Servidor esteve no município de Sinop visitando a Agência Regional de Trabalho e emprego, na oportunidade conversando com o Chefe da Agência do Trabalho e Emprego, Ministério do Trabalho e Emprego, Márcio de Oliveira Miranda.

A luta aderida pelo vereador é a transformação desta unidade de Sinop de Agência para Gerência Regional de Trabalho e Emprego, facilitando de forma significativa o atendimento as cidades do extremo norte de Mato Grosso.

“Foi uma visita muito proveitosa, além de nos inteirarmos sobre as demandas dessa agência e o atendimento aos municípios, constamos a real necessidade da transformação desta Agência para Gerência, uma vez que na Gerência conta com os auditores fiscais, profissionais fundamentais para a averiguação de denúncias e outros trabalhos”, disse o vereador.

Após conhecimento dos ofícios GPC/PRT23 nº 249.2023 do Ministério Público do Trabalho da 23ª Região e 077/2023/OAB/MT/6ªSUB da Ordem dos Advogados do Brasil, solicitando ao Senhor Francisco Macena da Silva, Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, solicitando a elevação da Agência Regional do Trabalho e Emprego para Gerência

O vereador explica que com a elevação para Gerência Regional do Trabalho, a solicitação é que seja aportado já para o próximo concurso, a lotação de Auditores-Fiscais do Trabalho, tornando assim mais ágil os serviços que são realizados no Norte de Mato Grosso, justificando que nosso Estado é demograficamente extenso e, que a longevidade deste atendimento prejudica significativamente os trabalhos de fiscalização.

GERÊNCIA DO INSS – Aproveitando a viagem em Sinop, o vereador Adelson Servidor esteve na Gerência do INSS, na oportunidade conversando com o Gerente Tarcísio Passos, para buscar junto ao órgão uma solução para as demandas deste setor, principalmente na questão de perícias médicas.

Diante das informações, o vereador encaminhou ofício ao Ministro da Previdência, Carlos Roberto Lupi.

“Encaminhei o ofício 036/2023 ao Ministério da Previdência, sugerindo uma força tarefa no município, para reduzir principalmente a fila de espera para a realização de perícia médica que hoje gira em torno de 10 meses e os trabalhadores que em muitas vezes tem apenas este rendimento não pode ficar esperando”, disse o vereador.

“Somos conhecedores das dificuldades que nosso País tem enfrentado, principalmente em relação ao INSS – Instituto Nacional de Segurado Social, mas temos consciência que os serviços ofertados a população precisam de uma atenção especial deste órgão federal”, complementa Adelson.

No ofício o vereador solicita uma atenção por parte do INSS na realização do atendimento, principalmente em:

a – Alta Floresta é uma cidade polo do norte de Mato Grosso e a Agência do INSS de nossa cidade atende também aos municípios de Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde, Bandeirantes e Carlinda.

b -  Benefício de Incapacidade e Auxílio Doença – Neste caso, a fila de espera em Alta Floresta e cidades da região que são atendidas por esta agência se encontra na atualidade com no mínimo 10 meses. Sendo que em muitos casos é marcado para outros municípios como Sinop e Cuiabá, sendo 300 e 830 quilômetros de distância respectivamente.

c – Certidão de Tempo de Contribuição – A Agência atende a população somente através de agendamento e está ocorrendo uma demora significativa na expedição desta certidão, causando transtornos aos solicitantes.

d – Entre outras, aposentadorias e serviços ofertados pelo INSS à população.

“Esta força tarefa, além de reduzir a fila de espera na questão de perícia médica, traz mais qualidade de vida a população que precisa deste atendimento. Sabemos da dificuldade do trabalhador que necessita fazer a perícia em ficar mais de 10 meses esperando, sendo que este benefício, em muitos casos, é sua única fonte de renda”, finaliza Adelson.